Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: São Gabriel

Foto: Gean Camargo

Participante do Gauchão A2 – Esportes da Sorte há oito edições, o São Gabriel não tem tido vida fácil na competição. Somente em sua primeira participação o Sanga conseguiu chegar entre os quatro primeiros, desde então tem travado uma luta para se manter no Acesso, cenário que quer mudar este ano.

Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente do São Gabriel, Max Lara, afirmou que a palavra para este ano é “reformulação”. Em mandato desde o ano passado, após a saída de Roque Hermes, mandatário do clube desde sua fundação, Lara quer colocar “ordem na casa” para poder pensar em coisas maiores. “Estamos reorganizando o clube, porque é importante mantermos o clube sólido e estabilizado, tanto na parte operacional como administrativa, e hoje nós estamos buscando isso“, falou.

O Sanga já realizou algumas atividades preparatórias visando o início do Acesso. A equipe venceu um jogo-treino por 2×0 diante do Marítimo-SM, goleou por 3×0 o Aimoré, de Caçapava do Sul, venceu o amistoso contra o Sindicato dos Atletas por 3×1.

Caminho na competição

O São Gabriel pertence ao Grupo B, juntamente com Bagé, Guarany, Guarani-VA, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas e Santa Cruz. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, no Estádio Estrela D’Alva, quando encara o Guarany.

1º Rodada16 de abril  às 15h: Guarany x São Gabriel
2º Rodada23 de abril às 16h: São Gabriel x Lajeadense
3ª Rodada
30 de abril às 16h: Santa Cruz x São Gabriel
4ª Rodada
– 6 de maio às 16h: São Gabriel x Bagé
5ª Rodada
14 de maio às 16h: Pelotas x São Gabriel
6ª Rodada
20 de maio às 16h: Guarani-VA x São Gabriel
7ª Rodada
28 de maio às 15h: São Gabriel x Inter-SM
8ª Rodada03 e 04 de junho: Inter-SM x São Gabriel
9ª Rodada
10 e 11 de junho: São Gabriel x Guarani-VA
10ª Rodada17 e 18 de junho: São Gabriel x Pelotas
11ª Rodada
24 e 25 de junho: Bagé x São Gabriel
12ª Rodada
01 e 02 de julho: São Gabriel x Santa Cruz
13ª Rodada
08 e 09 de julho: São Gabriel x Santa Cruz
14ª Rodada16 de julho: Lajeadense x São Gabriel

Plantel

Goleiros: Carlão e Jeferson
Laterais: Alex, Gabriel Barberá, Maicon, Vinicius e Matheus Spezia
Zagueiros: Matheus, Bernardo
– Volantes: Obina, Gustavo Barufi, Guilherme Abreu e Kaio
Meias: Caio Barreto, Pinhal e Cadu Padilha
Atacantes: Arthur Chagas, Alisson, Cadinho, Renan, Rogério e Vitor Alagoano

Técnico: Douglas Rodrigues
– Auxiliar técnico: Paulo Fernandes
– Preparador físico: Gregory Oliveira
– Preparador de goleiros: Gabriel Silva

Última participação

Desde o ano de 2015, o São Gabriel disputa ininterruptamente o Gauchão Série A2. Suas últimas participações, porém, não têm sido animadoras para a torcida, terminando a fase classificatória sempre muito próximo à zona de rebaixamento.

No ano passado, o Sanga finalizou a primeira fase de uma forma um pouco mais tranquila, na sexta colocação do Grupo B, com 5 vitórias, 2 empates e 7 derrotas.

História

Fundado em 2013, o Esporte Clube São Gabriel foi criado para ocupar o vazio deixado pela extinção do São Gabriel Futebol Clube, equipe que chegou a ter destaque em campeonatos nacionais, disputando em algumas oportunidades a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, além das três divisões do Gauchão.

Seu primeiro campeonato disputado foi a Segunda Divisão Gaúcha, em 2014 e, logo em sua primeira participação, a equipe conseguiu subir para a Divisão de Acesso do ano seguinte com o 3º lugar. No seu primeiro ano na competição, chegou até a fase final, mas ficou em 4º lugar entre os quatro finalistas, sendo tida como a melhor campanha do clube em busca da elite do futebol gaúcho.

A casa do São Gabriel é o Estádio Sílvio de Faria Corrêa, inaugurado em 19 de maio de 1957 e tido como estádio oficial de todos os times que existiram na cidade desde sua fundação, pois pertence à prefeitura municipal. Atualmente, sua capacidade é para a recepção de 8.500 pessoas.