Final do Amazonense coloca técnicos gaúchos frente a frente na disputa pelo título

Fotos: Redes sociais/Cristian de Souza e Rafael Lacerda

O primeiro jogo da final do Campeonato Amazonense, entre Manauara e Amazonas, terminou empatado sem gols no último sábado (15). O equilíbrio do confronto chamou a atenção e pode ter sido por um fator extra-campo: as semelhanças dos técnicos. Hoje, Cristian de Souza e Lacerda, ambos gaúchos, são os treinadores das respectivas equipes.

Tu Viu?

Quartas de final da Champions League: fique por dentro dos detalhes dos jogos de volta da fase

Observatório espacial registra chuva de meteoros no céu do RS

Cristian de Souza chegou ao Manauara em novembro de 2022 após o acesso histórico para o Gauchão Série A2 com o Monsoon de forma invicta. Na mesma temporada, o treinador natural de Quaraí somou passagens pelo Guarany de Bagé e Veranópolis. Em sua carreira, já comandou mais de cinco clubes do estado em diversas passagens, além de ter sido treinador da base do Grêmio em 2011 e ter comandado o Paraná em 14 partidas da Série B em 2017. 

No Campeonato Amazonense, Cristian levou o Manauara à final com uma campanha de 77% de aproveitamento e apenas uma derrota em 13 jogos.

Do outro lado do confronto, Lacerda tem alguns meses há mais de adaptação no futebol amazonense. Após quatro temporadas no futebol gaúcho, como técnico do Caxias e Aimoré, o treinador de 38 anos foi para o Norte do país para ter sua primeira experiência profissional fora do Rio Grande do Sul. Anunciado em março do ano passado, comandou o Amazonas em 34 oportunidades e conseguiu o acesso da equipe para a Série C.

Em seu Instagram, Cristian de Souza publicou uma foto dos dois treinadores exaltando o trabalho dos dois no estado nortista, com expressões clássicas do vocabulário gaúcho.

Amazonas e Manauara se enfrentam novamente no próximo sábado (22) para definir o título estadual. O jogo de volta será no Estádio Carlos Zamith, às 16h30min.