Estudantes são recebidos com festa em Bagé após premiação em competição da Nasa

(Crédito: Divulgação/Seduc)

Os quatro alunos do 2º ano do Curso Técnico de Mecânica da Escola Frei Plácido, de Bagé, na Região da Campanha, foram recebidos com uma grande festa nesta quarta-feira (26). O grupo de estudantes gaúchos retornava ao município após conquistar o terceiro lugar em uma competição de robótica da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). 

Sofia Quadros, de 15 anos, Bernardo Freitas, de 16 anos, Isabélli Marques, também com 16 anos, e Carlos Eduardo Munhoz, de 18 anos, foram levados por um caminhão dos bombeiros até a escola e recebidos pelos colegas e comunidade.

O Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC) foi realizado em Huntsville, no Alabama (EUA) e contou com 16 escolas de diversas partes do mundo. O objetivo do desafio era superar obstáculos semelhantes ao de terrenos de Marte e da Lua. Os estudantes deveriam projetar e construir veículos do tipo “rover”, modelo que é utilizado exploração espacial, para rodar na superfície de um planeta. 

Robotchê levava as cores do Brasil para competição da Nasa

O rover da escola brasileira, pilotado por Isabélli e Munhoz, se destacou entre os demais, pela autenticidade, design e produção. Pintado com as cores do Brasil, o Robotchê passou por um percurso de aproximadamente meia milha. O trajeto inclui um campo simulado de detritos de asteroides, pedregulhos, sulcos de erosão, fendas e um antigo leito de rio.

Os requisitos de peso e tempo do desafio incentivam a compactação, o peso leve, o alto desempenho e a eficiência do rover. Em entrevista a uma das repórteres da NASA, Isabélli destacou que os dias foram de muito aprendizado. 

“O HERC é mais desafiador do que pensávamos e, assim como os obstáculos, eu realmente gostei das superfícies da Lua e de Marte. Pensávamos que era como a Terra, mas não”, contou.

Divulgação/Seduc

A apresentadora da transmissão oficial do evento demonstrou admiração pelo carrinho e pelo desempenho dos alunos brasileiros.

“ Nós estávamos falando o quanto sua energia é tão vibrante quanto suas cores do rover e o quanto vocês queriam parecer festivos como sua torcida do Brasil. Fantástico! Eu não consigo acreditar que 4 membros do time conseguiram realmente construir tudo isso e trouxeram tudo do Brasil”, descreveu a norte-americana.

Coordenadora destaca a importância do investimento na educação

A Coordenadora de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, destacou a importância de uma Escola Pública de qualidade. 

“Precisamos que o país invista na ciência, na Educação e esse processo vem estimular outros alunos a pensar sobre ciência, projetos e que é possível sim desbravar através da ciência e da Educação o mundo”, enfatiza.

Confira as imagens da chegada dos estudantes após competição da Nasa: