Fortaleza testa faixa inteligente que ilumina o pedestre durante a travessia

Fortaleza testa faixa inteligente que ilumina o pedestre durante a travessia
(Crédito: Daniel Calvet/ Reprodução site PMF)

A prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, está testando uma faixa inteligente de pedestres que ilumina a pessoa durante a travessia.  A iniciativa busca prevenir atropelamentos e acidentes na cidade, a primeira da América Latina a utilizar o sistema, acionado por inteligência artificial. A testagem faz parte de um projeto-piloto do SecurOS Soffit, uma parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS)

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

A faixa inteligente está operando, há cerca de 20 dias, no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no Bairro Aldeota, conforme a prefeitura. A escolha do local foi feita pela intensidade de tráfego e, também, pela circulação de veículos em curva. O trecho também conta com uma sinaleira com estágio para pedestres.

“Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, explica Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.

Como funciona a faixa inteligente?

O sistema identifica a presença humana e, a partir do movimento, aciona a iluminação dinâmica diretamente sobre quem está sobre a faixa. A tecnologia pode, ainda, iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos sobre a faixa.

A tecnologia também registra o fluxo de pedestres. Através de uma câmera acoplada, é possível monitorar e supervisionar a travessia, se na faixa ou fora dela.

Crédito: PMF/Divulgação

Por que Fortaleza?

De acordo com a prefeitura, Fortaleza recebe o projeto-piloto por ser referência nacional de segurança viária. Em 2022, a capital cearense registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Foram 158 mortes nas ruas da cidade, número 58% menor em relação ao do ano de 2014, quando 377 perderam a vida em acidentes de trânsito, em área urbana.