Bebida alcoólica adulterada mata ao menos 27 pessoas na Índia

Bebida alcoólica adulterada mata ao menos 27 pessoas na Índia
(Crédito: Reprodução/ Instagram)

O consumo de bebida alcoólica adulterada causou a morte de, ao menos, 27 pessoas no estado de Bihar, na Índia, segundo autoridades locais. A maioria das vítimas era de áreas pobres e costumava beber álcool barato produzido na região, conhecido como “Desi Daru”, um licor extraído da cana de açucar. O caso foi divulgado pela agência de notícias France Presse e publicado pelo portal G1.

Tu viu?

Chuva de meteoros é registrada no RS e ápice ocorre no fim de semana; veja como acompanhar
Botão de pânico contra ameaças começa a funcionar em escolas de Porto Alegre

Apesar dos dados oficiais, alguns meios de comunicação locais informaram que a bebida causou a morte de 40 pessoas no total. A investigação preliminar, feita pelas autoridades indianas, apontou que a bebida continha metanol.

A substância é utilizada principalmente como solvente na indústria farmacêutica. Além disso, o metanol também é usado como combustível de carros de corrida e de aviões a jato. A ingestão desta substância pode causar cegueira, danos ao fígado e morte.

Conforme o G1, nos últimos três dias, a polícia prendeu 174 pessoas por produção, venda e fornecimento ilegal de bebidas alcoólicas na Índia. Também foram apreendidos, e destruídos, mais de 900 litros de bebidas adulteradas.

Em Bihar, local das mortes, como em várias regiões da Índia, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos. A restrição favorece o mercado clandestino de bebidas de fabricação caseira. 

37 mortes em dezembro

Segundo a agência France Presse, centenas de pessoas perdem a vida, a cada ano, intoxicadas no território indiano. Em dezembro, 37 pessoas morreram vítimas de bebidas adulteradas no mesmo estado.

De acordo com a International Wine & Spirits Association of India, dos quase 5 bilhões de litros de álcool consumidos anualmente no país, cerca de 40% é produzido ilegalmente.