Chuva de meteoros é registrada no RS e ápice ocorre no fim de semana; veja como acompanhar

Uma chuva de meteoros Liríada foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, no Vale do Paranhana
(Crédito: Divulgação/Heller & Jung)

A chuva de meteoros Liríada foi registrada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, no Vale do Paranhana. O evento astronômico foi captado, em uma imagem sobreposta de 94 meteoros, entre sexta-feira (14) e domingo (16), quando ficou ativo. O fenômeno terá seu ápice no próximo final de semana, e será novamente visível, entre sábado (22) e segunda-feira (24). De modo geral, é possível acompanhar a olho nu, sem a necessidade de telescópios ou equipamentos especiais. (Veja dicas ao final do texto)

Tu viu?

Argentino é flagrado com US$ 52 mil escondido em mochila no aeroporto Salgado Filho Gaúcho de Santa Maria conquista campeonato sul-brasileiro de bicicross

Chuva de meteoros Liríada

O responsável pelo observatório gaúcho, Carlos Jung, explicou, em entrevista à GZH, que o fenômeno ocorre todos os anos, na mesma época, formado por detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1). Esse corpo celeste leva 415 anos para dar uma volta completa em torno do Sol, e passará próximo da Terra em 2283. 

Em seu movimento ao redor do Sol,  nosso planeta cruza a órbita onde se encontram estes fragmentos deixados pelo cometa, o que faz com que se tornem meteoros (os detritos) ao ingressar na atmosfera“, explicou Jung a GZH.

O fenômeno é mais intenso no Hemisfério Norte, entretanto, em todo o Brasil, a expectativa é de que 10 a 15 meteoros, por hora, sejam visíveis, conforme o especialista. A chuva deve ter seu ápice após a 1h. O ponto onde os meteoros aparentam convergir é a constelação de Lira (por isso o nome Liríada). Dessa maneira, basta procurar um local sem poluição luminosa, saber quando e para onde olhar, e esperar.

O Observatório Espacial Heller & Jung utiliza 31 câmeras para registrar fragmentos e outros eventos no céu do Rio Grande do Sul.

Para saber exatamente pra onde olhar, existem aplicativos que podem ajudar na orientação, como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari, ou SkyView.

Dicas para observar o fenômeno

  • Deite-se ou sente em uma cadeira (como uma de praia) e proteja-se do frio; 

  • Seus olhos demoram cerca de 20 minutos para se acostumar com o céu noturno e a diferenciar a luminosidade dos diferentes corpos celestes (estrelas, planetas, meteoros);

  • Os meteoros vão aparentar convergir ao redor da constelação, mas não é preciso olhar fixamente para lá; eles podem surgir de qualquer lugar nesta região do céu;

  • Observe atentamente e espere pelos meteoros. A visibilidade ocorre até o amanhecer.

Fonte: UOL Astronomia

O que são meteoros?

Meteoros são pequenos pedaços de rochas e poeira espacial que queimam ao entrar na atmosfera da Terra, resultando num fenômeno luminoso. Em geral, são inofensivos e se desintegram antes de chegar ao solo. Os exemplares maiores e mais brilhantes recebem o nome de bólidos.

Os que explodem no céu, iluminando o entorno, são conhecidos como bolas de fogo. Em todos os casos, a luz, branca ou colorida, dura apenas alguns segundos.