Tupi, Veranópolis e Glória anunciam treinadores para o Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte

Foto: Lenita Maraschin/Glória

Falta pouco mais de um mês para o início do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte e os clubes seguem se preparando para o início da competição que garante a dois clubes vaga na elite do Gauchão de 2024. O mês de março inicia com grande movimentação, com anúncio de treinadores, mudança de estatuto e início dos treinamentos.

Um resumo incial sobre as primeiras movimentações das equipes tu encontra por aqui.

Glória anuncia novo comandante

Nos últimos dias o Glória, equipe da cidade de Vacaria, anunciou a contratação do técnico Fabiano Borba. Com longa experiência no futebol do interior do Estado, Fabiano já treinou equipes como Tupi, de Crissiumal, Gaúcho, Cruzeiro e Guarany de Bagé. 

Esta será a primeira vez de Borba como treinador do time de Vacaria. Em 1994 o atual treinador passou pelo clube, ainda como jogador, nas categorias de base. 

O Glória ainda não realizou nenhum anúncio de atletas. Entretanto, o início da pré-temporada do leão já está confirmada para o dia 15 de março.

Tupi confirma técnico

Também no início do mês, foi a vez do Tupi anunciar o novo comandante da equipe. O técnico Arilson da Costa estará à frente da equipe de Crissiumal na disputa da Divisão de Acesso. 

Como treinador, Arilson tem passagens por Grêmio Sorriso-MT, Bagé, Curitibanos-SC, Operário-MS e Aimoré, clube em que conquistou o acesso ao Gauchão em 2018, inclusive tendo eliminado o Tupi. Seu último clube foi o Atlético Catarinense, equipe em que estava desde o ano passado, quando levou o clube ao acesso para a primeira divisão estadual de Santa Catarina. 

Como jogador, Arilson fez sucesso, especialmente no Grêmio da década de 90, conquistando Copa do Brasil e Libertadores.

O Tupi ainda não anunciou a contratação de atletas, apenas a renovação do goleiro Robinho, que defendeu o time na última temporada. A preparação para a Série A2 deverá começar no Estádio Rubro-Negro na segunda quinzena de março.

Veranópolis confirma treinador

Outro clube a anunciar o novo comandante para a casamata foi o Veranópolis. Alê Menezes foi apresentado na última segunda-feira (6) como treinador do Pentacolor para a temporada de 2023.

Após sua aposentadoria dos gramados, Alê teve sua primeira oportunidade como técnico no Sapucaiense em 2017, na sequência passou por Brasil de Farroupilha, onde ficou por dois anos e chegou a treinar a equipe feminina em 2021. Seu último trabalho foi no Glória, equipe com a qual foi campeão da Copa FGF em 2021.

O clube ainda não divulgou nomes para compor o elenco, assim como uma data para o início de sua pré-temporada.

Foto: Lenita Maraschin / Glória

Mudança no estatuto em Santa Maria

Fora de campo, o Inter-SM também teve movimentação nos últimos dias. Na segunda-feira (6) uma assembleia geral extraordinária definiu um novo período para os mandatos de presidente, conselho deliberativo e conselho fiscal.

Com a mudanças, os cargos deverão ser ocupados por dois anos, decisão que já vale para a gestão atual do presidente Pedro Della Pasqua, que permanece à frente do clube até outubro de 2024, um ano a mais do que o previsto.

Confira os treinadores já anunciados:

Bagé: Ilson Galo
Monsoon: Márcio Ebert
Tupi: Arilson Costa
Gaúcho: Gilson Cabeção
União Frederiquense: Diego Mello
Passo Fundo: Bruno Coutinho
Glória: Fabiano Borba
Veranópolis: Alê Menezes
São Gabriel: Douglas Rodrigues
Inter-SM: Ben-Hur Pereira
Guarany de Bagé: Hélio Vieira
Lajeadense: Serginho Almeida
Pelotas: Leocir Dallastra
Santa Cruz: Daniel Franco

* Brasil de Farroupilha e Guarani-VA ainda não anunciaram oficialmente seus treinadores para a temporada.