Transporte irregular é oferecido por motoristas no aeroporto Salgado Filho

Transporte irregular é oferecido na área de embarque do terminal e alguns dos automóveis utilizados es~toa ilegais
Divulgação/PMPA

A presença de motoristas clandestinos, oferecendo serviços de transporte irregular, foi relatada por usuários do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme reportagem de GZH, o transporte ilegal é oferecido na área de embarque do terminal e alguns dos automóveis utilizados são irregulares. Além disso, estes carros estariam personalizados, com adesivos de empresas de transporte por aplicativo.

Tu viu?

Corpo é encontrado às margens do Guaíba, na região do Pontal, em Porto Alegre

Morre o ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos

O portal de notícias relatou a presença desses condutores na última quinta-feira (9). Em visita ao local, a reportagem identificou alguns automóveis estacionados em frente ao portão 3, por volta das 19h50min, alguns metros à frente da área reservada aos motoristas de aplicativo e ao lado dos táxis.

Os motoristas seguravam placas luminosas com a palavra “LIVRE”, em neon verde, segundo GZH. Outros veículos exibiam adesivos com o logotipo da Uber afixados na porta do passageiro. Além disso, os adesivos continham as frases “aceito cartões” e “PIX”. Na abordagem aos clientes, os motoristas informam que fazem viagens pelo mesmo preço do aplicativo.

Autoridades afirmam que operações são realizadas periodicamente contra o transporte irregular

A assessoria de comunicação da Fraport, responsável pelo Salgado Filho, emitiu nota onde afirma que “os órgãos públicos responsáveis fazem operações periódicas para coibir esse tipo de ação”.

Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), responsável pelo trânsito de veículos da Capital, se manifestou por meio de nota e afirmou que “tem conhecimento do fato e tem realizado operações integradas com a Brigada Militar, Polícia Civil e Daer para coibir o transporte clandestino de passageiros na área do embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho”.

A Uber afirmou que as viagens “só podem ser realizadas por meio de canais oficiais, como o aplicativo, onde o usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações do motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo e placa do veículo”. Além disso, a empresa reforça que “qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber” e não conta com as ferramentas de segurança da plataforma.