Pila Azul: Santiago cria moeda municipal para incentivar a separação de lixo reciclável

Foto: Divulgação/Prefeitura Santiago

A prefeitura de Santiago, na Região Central, lançou recentemente uma baita ideia para incentivar a gauchada a ter cuidado com o meio ambiente. A novidade é o Pila Azul, uma moeda municipal que será conquistado pelos moradores da cidade a partir da coleta de recicláveis. A nova modalidade de “Pila” para somar forças com o Pila Verde, que já circula pela cidade, e tem um objetivo semelhante.  

O “dinheiro” poderá ser usado para reservar quadras esportivas, participar de campeonatos e ações voltadas ao esporte. As trocas acontecem de terça a sexta, em diferentes locais da cidade e cada quantidade de lixo reciclável possui seu “valor”.

1kg de papel = 1 pila azul
1kg de alumínio = 4 pila azul
10 garrafas pet = 1 pila azul
18 latinhas – 1 pila azul
5kg de vidro = 1 pila azul
2 kg de plástico = 2 pila azul

Com o Pila Azul, o objetivo é a redução do custo com o envio de resíduos domésticos para o aterro sanitário. A separação dos itens como alumínio, vidro, papel, ferro e garrafas pet em casa acaba facilitando o processo de reciclagem.

As cédulas de 1, 2, 5, 10 e 20 Pilas Azuis homenageiam algumas personalidades de Santiago que tiveram contribuições importantes para a cidade. Entre elas, a recicladora Tereza Cunha, que foi homenageada na cédula de cinco Pila Azul, entre outros.

Segunda moeda municipal 

A cidade já conta com a circulação de outra moeda municipal, o Pila Verde, entregue ao morador que separa o lixo orgânico. Com ele, é possível comprar produtos da agricultura familiar nas feiras da cidade. A partir daí, os feirantes que recebem o pagamento devolvem a moeda à prefeitura e recebe do município sementes e adubos.