ONG Patas Dadas encerra atividades no Campus do Vale da UFRGS

ONG Patas Dadas encerra atividades no Campus do Vale na UFRGS
(Créditos: ONG Patas Dadas / Divulgação)

A ONG Patas Dadas, que atuava no  resgate de cães e gatos em situações de abandono e maus-tratos, desde 2009, teve suas atividades encerradas no Campus do Vale da UFRGS . A organização, sem fins lucrativos, ocupava um espaço cedido pela instituição, no Bairro Agronomia, na Zona Leste de Porto Alegre. A universidade, entretanto, decidiu não dar continuidade ao projeto.

Segundo GZH, a ordem de desocupação exigiu que os voluntários retirassem tudo o que pertencia à ONG, às pressas do local. Além de equipamentos, medicamentos, alimentos e  documentos retirados, quinze cães, que aguardavam por uma oportunidade de adoção, estão sob cuidados temporários de voluntários. 

Tu viu?

Corpo é encontrado às margens do Guaíba, na região do Pontal, em Porto Alegre
Oscar 2023: Conheça os vencedores

Reclamações por causa dos latidos

Segundo nota divulgada à imprensa, reclamações de moradores da região, a respeito do barulho dos cães, afetou a a relação entre a ONG e a UFRGS.

O nosso canil, que foi construído na divisa entre o Campus do Vale e residências de Viamão, possuía uma Licença de Operação emitida pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Acontece que, entre 2017 e 2018, moradores da vila que fica a poucos metros do canil denunciaram a Universidade por conta dos latidos dos cães. Cães esses que, em sua maioria, foram abandonados na própria vila. Com isso, o DMALIC (Departamento de Meio Ambiente e Licenciamentos, ligado à Superintendência de Infraestrutura da UFRGS) ficou responsável por emitir laudos semestrais à Fepam com medição de ruídos, e esses foram considerados excedendo o limite para o local.

Durante a pandemia, o canil foi fechado, o que fez com que as medições do barulho fossem interrompidas. Entretanto, em 2021, os voluntários retomaram as atividades no local. Segundo GZH, em 2022, em uma reunião, receberam o alerta de que estariam em situação “irregular” nas dependências da universidade. Foi a partir deste momento, segundo os voluntários, que não foi possível mais dialogar com a universidade. O resultado foi o encerramento do projeto e a saída da ONG do local.

UFRGS ainda não se manifestou

A universidade ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto, em seu site, ou pelas redes sociais oficiais. Conforme a publicação de GZH, a reportagem tenta contato desde a última quinta-feira (09). Profissionais da Secretaria de Comunicação, todavia, informaram que o retorno ainda estava sob análise no Gabinete da Reitoria.

ONG Patas Dadas

O Patas Dadas é uma ONG de Porto Alegre, criada em 2009, com o objetivo de resgatar animais em situação de abandono. O objetivo é proporcionar o atendimento veterinário necessário até estarem prontos para a adoção. O projeto já ajudou mais de 1000 animais a encontrarem um novo lar.

Além de ocupar o espaço cedido pela universidade, a ONG participava de um projeto de extensão com a UFRGS, que existiu de 2011 a 2022. A proposta vinculava atividades acadêmicas aos serviços de proteção animal e prevenção de zoonoses.