Marcelo Adnet desfila no Porto Seco e exalta o carnaval de Porto Alegre

O humorista Marcelo Adnet desfila com a Realeza, que passou pela avenida do Complexo Cultural do Porto Seco, já na manhã de domingo
Reprodução/Arquivo Pessoal

O humorista Marcelo Adnet foi uma das atrações do Carnaval de Porto Alegre, realizado neste final de semana. O carioca desfilou com a Realeza, escola fundada em 1976, que passou pela avenida do Complexo Cultural do Porto Seco, já na manhã de domingo.  

Tu viu?

Rodeio Nacional de Campo Bom acontece até 12 de março

Homem é baleado nas imediações da Arena após Gre-Nal

Com o tema “A Divina Realeza do Basfond é Uma Dama de Barba Malfeita”, a escola trouxe uma homenagem a Luiz Airton Farias Bastos, a icônica Nega Lu. Marcelo Adnet desfila e também é um dos compositores do samba-enredo da escola que tem sede no bairro Partenon.

Ao final do desfile, Marcelo Adnet conversou com os apresentadores da transmissão realizada pela Cubo Play, onde parabenizou a realização do evento na Capital gaúcha. 

“O que importa no carnaval, para a gente que é sambista, não é a pluma, o luxo. Isso é um detalhe, a cereja do bolo. O que importa é o amor do sambista, é o brilho no olhar da comunidade, é a garra que a galera tem, o amor, o sacrifício, e assim é a Realeza!”, disse. 

O ator e humorista carioca lembrou de como conheceu a escola do bairro Partenon. Adnet assistiu ao desfile da Realeza no ano anterior, com o tema “Eles combinaram de nos matar e nós combinamos de não morrer”, e ficou apaixonado pelo enredo.

“Eu conheci a Realeza no passado. Eles me convidaram para vir aqui, naquele dia do ciclone em Porto Alegre. Eu fui até a Vila Maria Conceição, o cara do Uber falou não, isso é perigosíssimo. Essa comunidade é um perigo! Eu falei, gente, o que é isso? É lindo aqui. É o máximo. Eu fiquei encantado com a forma que eu fui recebido. Com a forma que a Realeza é uma escola simples, de amor”, relatou.

Marcelo Adnet destacou a importância do carnaval e pediu mais investimento.

“O que importa para a gente que é sambista é o amor e Porto Alegre é cheio de amor pelo samba.  Eu faço um pedido às autoridades, Prefeitura, Governo. Que apostem mais no carnaval de Porto Alegre, que invistam mais nesse carnaval! Porque vai voltar para Porto Alegre. Não é investimento que só vai, é investimento que volta”, disse. 

O compositor do samba-enredo da Realeza destacou também as particularidades da capital gaúcha.

“Porto Alegre tem uma comunidade afro maravilhosa, incrível, pulsante, que as pessoas às vezes não conhecem, ou a gente, às vezes, não vê, não fica sabendo. Então, vamos apostar nesse carnaval gente!”, destacou 

Além de citar as festas populares realizadas em Uruguaiana e Cruz Alta, Adnet prometeu voltar no próximo ano. 

“Eu tô aqui no ano que vem. Aconteça o que acontecer, ano que vem eu to aqui no carnaval de Porto Alegre novamente, com a Realeza, tendo samba meu ou não, pouco me importa. O que importa é fazer parte desse movimento lindo, cara!”

Confira a entrevista completa:

Marcelo Adnet desfila com a Realeza e encerra o segundo dia

Ao evocar a figura emblemática de Nega Lu, personagem da cena boêmia da Capital, a escola evoca também palavras como empoderamento, orgulho e representatividade. O desfile da Realeza lança luz ao significado dessas palavras, fortalecendo a luta contra a homofobia, o protesto contra a intolerância religiosa e a busca pelo respeito e valorização para a classe artística. Passaram 15 alas e três alegorias. No final a Realeza arrastou o público na avenida até a dispersão.