Mais de 130 toneladas de lixo já foram retiradas do Rio Gravataí

Prefeitura de Cachoeirinha divulgou que mais de 130 toneladas de lixo foram retiradas durante a operação de limpeza do Rio Gravataí
Divulgação/PMC

Durante evento realizado nesta quarta-feira (22), a prefeitura de Cachoeirinha divulgou que mais de 130 toneladas de lixo foram retiradas durante a operação de limpeza do Rio Gravataí. A limpeza das águas de um dos principais rios da Região Metropolitana foi iniciada no dia 18 de fevereiro, após denúncia de moradores e organizações ambientais. Na ocasião, um “tapete” de detritos com cerca de cem metros quadrados cobria as águas do rio.   

Tu viu?

Duas apostas do RS na Lotofácil ganham R$ 268 mil cada

Infestação de mariposas provoca reações alérgicas e suspende aulas na Ilha da Pintada

A primeira medida tomada pela administração municipal foi a colocação de boias de contenção para impedir o avanço do lixo no Rio Gravataí. O equipamento foi utilizado para impedir que os detritos seguissem em direção a Canoas e ao Guaíba. Os dados foram apresentados durante a prestação de contas realizada pela prefeitura de Cachoeirinha, em evento alusivo ao Dia da Água.  Foram 132 toneladas de resíduos sólidos foram retirados. A quantidade equivale a cerca de 40 caçambas de caminhão lotadas de lixo.

Conforme a prefeitura, os resíduos retirados do Rio Gravataí foram encaminhados para um aterro sanitário de São Leopoldo, no Vale do Sinos. No total, 250 metros cúbicos de plantas aquáticas, que encheram 22 caminhões caçamba, foram recolhidos e levados para área da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Cachoeirinha.  

Laudo laboratorial é aguardado após a retirada de mais de 130 toneladas de lixo

O destino destas plantas será definido após o resultado de um laudo laboratorial, que vai definir como serão utilizadas. Conforme a prefeitura, as opções são o uso em compostagem ou, se o laudo não permitir, elas serão encaminhadas para descarte. 

Segundo o engenheiro Felipe, responsável pela operação, somente de macrófitas, foram retirados 252m³ de material. Hoje a “ilha de lixo” não existe mais.

“As imagens do alto nos mostram que o rio está, arrisco a dizer, mais limpo do que estava antes do acúmulo. Neste momento, a empresa está fazendo um ‘pente fino’ nas margens para recolher algum resíduo que tenha ficado preso nas macrófitas. A conclusão final do trabalho deve ser feita na próxima semana”.