Infestação de mariposas provoca reações alérgicas e suspende aulas na Ilha da Pintada

Infestação de mariposas provoca reações alérgicas e suspende aulas na Ilha da Pintada
(Créditos: Cristine Rochol / PMPA)

Uma infestação de mariposas, na região da Ilha da Pintada, em Porto Alegre, fez com que aulas fossem  suspensas nas escolas Almirante Barroso e Maria José Mabilde. De acordo com  a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre 120 e 150 pessoas procuraram atendimento na Unidade de Saúde Ilha,  na segunda (20) e na terça-feira (21). A maioria dos pacientes são alunos das instituições, e apresentaram sintomas como coceira, vermelhidão e erupções na pele, que podem ser causadas pelo contato das cerdas do inseto com a pele.

Tu viu?

Homem é preso com mais de 140 quilos de maconha em Passo Fundo
Estátua de Baphomet em muro de casa em Alvorada viraliza nas redes sociais

Entre terça e quarta os locais passaram por higienização. As aulas foram retomadas nesta quinta-feira(23).

Mariposas do gênero Hylesia

Segundo a prefeitura, as mariposas em questão são do gênero Hylesia. As fêmeas adultas apresentam cerdas no abdômen que, em contato com a pele, podem causar irritações. Esses filamentos são liberados no ar quando o inseto voa, principalmente durante a noite, quando as mariposas são atraídas pela luz.

De maneira geral, somente na forma de lagarta esse tipo de mariposa é capaz de produzir efeitos sobre o organismo. As demais etapas de evolução, como a pupa, o ovo, e o inseto adulto são inofensivas ao ser humano.

O aumento considerável da quantidade de insetos, conforme a SMS, pode estar relacionado com as altas temperaturas e período de estiagem. Porém, com a chegada do outono, e as mudanças climáticas, a situação deve amenizar.

O uso de inseticidas não é indicado para o controle das lagartas ou mariposas, pois pode eliminar outras formas de vida, como seus predadores. A orientação da prefeitura é fazer a coleta manual do inseto, sempre utilizando luvas e mangas compridas para proteção.

Sintomas

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os sintomas começam logo após o contato com as cerdas da mariposa. Nas primeiras 24h, o quadro é de coceira intensa, podendo evoluir pra bolhas. Os sintomas pode persistir por até 14 dias.

Prevenção

Ao anoitecer, não acender as lâmpadas internas e externas das residências;

Procurar manter portas e janelas fechadas durante a noite;

Se possível, telar as janelas;

Fazer a limpeza com um pano úmido de móveis para retirada de cerdas até três vezes ao dia;

Quando as mariposas estiverem caídas, para retirá-las, evitar varrer o local. Usar um pano úmido ou jogar água no chão para evitar que as cerdas se espalhem;

Lavar paredes internas e externas;

Se possível, trocar a roupa de cama todas as noites. Se não for possível, retirar roupa de cama ao levantar e recolocá-la quando for dormir;

Se houver contato com a mariposa, lavar a área atingida com água fria ou gelada e procurar a unidade de saúde mais próxima;

Se possível, capturar o inseto, preferencialmente vivo, e levar para identificação no local do atendimento;

Não aplicar álcool ou qualquer substância sem orientação médica;