Jair Bolsonaro chega ao Brasil após passar três meses nos Estados Unidos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Brasil, às 6h40 desta quinta-feira (30), vindo de Orlando, nos Estados Unidos
Fábio Rodrigues/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Brasil, às 6h40 desta quinta-feira (30), vindo de Orlando, nos Estados Unidos. Bolsonaro pisou novamente em solo brasileiro, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, após três meses de sua partida, em 30 de dezembro. Ele saiu do país dois dias antes de deixar a Presidência da República.

Tu viu?

Temporal causa estragos no RS; Cerca de 30 mil pontos ainda estão sem energia elétrica

Cão de quatro meses é recuperado após ser furtado e vendido por R$ 50 em Lajeado

Centenas de apoiadores do ex-presidente chegaram de madrugada à área de desembarque internacional do aeroporto e se espremeram nas grades que delimitam o espaço, munidos de bandeiras e cartazes. Porém, devido ao esquema de segurança da Polícia Federal, Bolsonaro não saiu pelo saguão de desembarque habitual e usou uma rota alternativa. 

Durante a espera, no saguão do aeroporto, os apoiadores do ex-presidente cantaram o Hino Nacional e gritaram palavras de ordem. Jornalistas foram hostilizados verbalmente pelos presentes.

Conforme publicado pelo UOL Notícias, Bolsonaro teria dito que essa é uma tentativa de ‘tirar o doce’ de sua boca, feita pelo ministro Flávio Dino e o PT. Outra publicação do mesmo portal relatou que alguns bolsonaristas se frustraram ao não conseguirem ver o ex-presidente. 

“Pô, cheguei aqui 4h, 5h da manhã. Por que ele não quer falar com o povo?”. “A gente tinha certeza que ele ia descer”, disseram dois dos presentes ao UOL, que não quiseram se identificar.

Primeiro compromisso de Jair Bolsonaro

O primeiro compromisso de Jair Bolsonaro (PL), após desembarcar em Brasília, na manhã desta quinta-feira (30), foi um encontro com Michelle, Valdemar Costa Neto (presidente do partido), na sede do PL, na capital federal. Ele também se encontrará  com Braga Netto (ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice).

Na próxima semana, ele vai assumir o cargo de presidente de honra do partido. Bolsonaro vai trabalhar junto com a ex-primeira-dama, que recentemente assumiu o comando do PL Mulher.

Jair Bolsonaro não tem programação oficial

Conforme GZH, não há nenhum evento previsto com a participação de Bolsonaro logo após o desembarque. A publicação afirma que há expectativa de que o ex-presidente participe, à noite, da posse da deputada federal Bia Kicis, uma de suas aliadas, como presidente do PL no Distrito Federal.

O ex-presidente deve prestar depoimento na próxima quarta-feira (5) para dar explicações sobre joias e outros presentes recebidos durante o mandato. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União.