Temporal causa estragos no RS; Cerca de 30 mil pontos ainda estão sem energia elétrica

Foto: Anselmo Cunha/PMPA

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul ontem (29) causou estragos e deixou milhares de gaúchos sem energia elétrica. Até a manhã desta quinta-feira (30) o problema persistia. O alerta para chuvas intensas, ventos e granizo segue no Estado, com foco em algumas regiões.

Responsável pelo abastecimento de 381 cidades do Estado, a Rio Grande Energia (RGE), afirmou que 30 mil pontos enfrentam falta de luz, com maior concentração nas regiões Central e Noroeste. O número chegou a 52 mil durante o temporal na noite de quarta.

Já a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial, que fornece luz para Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana e municípios Sul do Estado, afirma que há problemas em pontos isolados.

Na Capital os bairros Partenon, Santana, Santo Antônio, Montserrat, Bela Vista e Petrópolis foram os mais atingidos. Os estragos foram causados, principalmente, devido à chuva e ao vento fortes que derrubaram árvores que atingiram a rede elétrica.

Estragos 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente em Porto Alegre choveu mais de 30 milímetros, um terço do previsto para todo o mês de março. Houveram registros de queda de árvores e alagamentos.

Um dos locais mais atingido na Capital foi a a Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com a entrada de água na estrutura e a falta de luz, foi necessário restringir o serviço na noite de ontem. 

Em Taquara, no Vale do Paranhana, o temporal teve duração de 15 minutos, entretanto foram registrados alagamentos parciais, assim como detalhamento de casas e queda de granizo. 

O município de Ibirapuitã, no Norte, assim como Ijuí, no Noroeste, foram castigadas por chuva, rajadas de vento forte e granizo, de pequeno a médio, no começo da tarde. Registros através das redes sociais mostram a tempestade chegando na região.

As cidades de Marau e Água Santa, também sofreram com a queda de granizo. Lavouras que haviam resistido à forte estiagem de verão, acabaram destruídas pelas pedras de gelo antes da colheita, resultando em prejuízos para os produtores.

Alerta é mantido

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou o alerta de tempestade para todas as áreas do Rio Grande do Sul, válido até amanhã (31). Segundo a nota, o volume de chuva previsto deve ficar entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ventos de até 60km/h e queda de granizo.

Especialmente para a região Noroeste, Norte, Serra Gaúcha e parte do Litoral Norte, há alerta laranja de temporais. Com isso, há risco de chuvas intensa, rajadas intensas de vento de até 100km/h, corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e postes, além de alagamento.