Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Bagé

Foto: Aline Klug

Vice-campeão da Segundona Gaúcha de 2022, o Bagé chega ao Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte para “beliscar o acesso”. O clube foi um dos primeiros a apresentar seus atletas visando a competição e, antes mesmo do início da pré-temporada, já contava com um plantel numeroso e com jogadores que conhecem muito bem a casa.

Se um bom time começa com um treinador, identificação é o que não falta ao técnico do Bagé. Ídolo da torcida jalde-negra como jogador, Ílson Galo, até pouco tempo zagueiro do clube, terá sua primeira oportunidade como comandante na equipe que defendeu por cinco anos. 

Durante a apresentação oficial da equipe, o presidente do clube, Pedro Martins Trindade, o Sabella, explicou aos novos atletas sobre a escolha do treinador. “Fizemos a escolha por um jovem atleta que foi capitão e líder do grupo. Ele foi campeão em todas as séries que disputou do futebol gaúcho e eu enfatizo ao Galo que a vitória é dele e a derrota, se vier, é minha. Eu assumo todas as responsabilidades das vitórias e das derrotas do Bagé”, disse o dirigente. 

Sabella ainda salientou confiar em seu grupo de jogadores, embora a baixa média de idade, como aconteceu no vitorioso ano de 2022. “No ano passado, ninguém acreditava no Bagé. Diziam que era time de várzea, que fizemos um peneirão, mas foram aqueles atletas que colocaram o Bagé na disputa da Série A2. Esse ano não será diferente”, finalizou.

Caminho na competição

O jalde-negro pertence ao Grupo B, juntamente com Guarani-VA, Guarany, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, quando encara o Lajeadense na Arena Alviazul.

1º Rodada – 16 e 17 de abril: Lajeadense x Bagé
2º Rodada – 22 e 23 de abril: Bagé x Santa Cruz
3ª Rodada – 29 e 30 de abril: Pelotas x Bagé
4ª Rodada – 06 e 7 de maio: São Gabriel x Bagé
5ª Rodada – 13 e 14 de maio: Bagé x Guarani-VA
6ª Rodada – 20 e 21 de maio: Inter-SM x Bagé
7ª Rodada – 27 ou 28 de maio: Bagé x Guarany
8ª Rodada – 03 e 04 de junho: Guarany x Bagé
9ª Rodada – 10 e 11 de junho: Bagé x Inter-SM
10ª Rodada – 17 e 18 de junho: Guarani-VA x Bagé
11ª Rodada – 24 e 25 de junho: Bagé x São Gabriel
12ª Rodada – 01 e 02 de julho: Bagé x Pelotas
13ª Rodada – 08 e 09 de julho: Santa Cruz x Bagé
14ª Rodada – 16 de julho: Bagé x Lajeadense

Plantel

Goleiros: Josemar Fernandes e Arnaldo Souza
Laterais: Michael Souza, Denis Rafael, Juan Rafael, Luander, Caíque Gonçalves, Christian da Silva, Júlio César e Wellington dos Santos
Zagueiros: Gustavo Rambo, Yuri Ulguim, Samuel Rodrigues, Matheus Cambuci, Marcos Mateus e Tiago Dacás
Meias: Alan Gonçalves, Rogerinho, Jean Roberto, Igor Padilha, Leanderson Dutra, Vinicius Barbosa, Yan Petter
Atacantes: Wallan Luan, Robsinho, Arthur Vidal, Andriel Campos, Maike Moraes, Willian Eduardo, Rômulo Oliveira e Caio Macedo

Técnico: Ílson Galo
Preparador Físico: Sílvio Rogério
Auxiliar de Preparação Física: Patrick Borba
Preparador de Goleiros: Sandro Islabão

Última participação

A última vez que o Bagé disputou o Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte foi em 2021. Com 2 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, a equipe terminou a competição na oitava, e última, colocação do Grupo B. 

Além dos resultados não esperados, ao longo da competição o Bagé perdeu nove pontos, como pena de um julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD/RS). Durante a temporada, o clube utilizou um jogador de maneira irregular após ultrapassar o limite de 8 atletas de Série A. 

História

O Grêmio Esportivo Bagé foi fundado em 1920 e bastaram cinco anos para que conquistasse, de forma invicta, o Campeonato Gaúcho. Os responsáveis por esta conquista são lembrados até hoje pela torcida como os “Imortais de 25”. Já em 1927, clube seria vice-campeão do Gauchão, mais uma vez sendo o melhor colocado entre os clubes do interior do Estado.

Em cenário nacional, em 1925 o Bagé foi campeão da Taça de Prata CBD, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF. Já a nível estadual, além do título do Gauchão, o Jalde-negro é hexacampeão do Interior, tricampeão da da Segunda Divisão e vice em três oportunidades, sendo a mais recente no ano passado. Em 1974 conquistou o título da Copa Governador do Estado e em 1977 da Copa Cícero Soares.

Foto: Tribuna do Pampa

Seus jogos são mandados desde 1992 no seu estádio, o Pedra Moura, localizado no Bairro Menino Deus. Nos seus dois primeiros anos, o Bagé mandava seus jogos em um campo na zona leste da cidade, onde hoje localiza-se as instalações do quartel do 25º Grupo de Artilharia de Campanha (25º GAC). Até a última atualização, a capacidade era de 10.000 pessoas.