Governo proíbe testes com animais em pesquisas de cosméticos

Governo proíbe testes com animais em pesquisas de cosméticos
(Créditos: Governo Federal/ Divulgação)

Já está em vigor no Brasil, a proibição de testes com animais vertebrados (exceto humanos) em pesquisas científicas de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, que utilizem ingredientes e compostos com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente. A medida, tomada pelo  Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), ligado ao governo federal, vale, ainda, para procedimentos de controle de qualidade e de desenvolvimento de produtos. A normativa foi assinada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que preside o conselho, na terça-feira (28).

Tu viu?

Mesmo com redução no valor repassado às distribuidoras, preço da gasolina terá aumento
Ingressos do Gre-Nal 438 estão esgotados, informa Arena do Grêmio

O objetivo da restrição é evitar submeter os animais a experimentos que podem ser feitos em pessoas sem risco. A utilização de animais vertebrados será viável, apenas, quando não existirem outros recursos alternativos possíveis reconhecidos, como a cultura de células e tecidos.

Métodos alternativos

Em 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou medida que garante que qualquer método alternativo, reconhecido pelo Concea, deve ser aceito pelo órgão. A normativa busca reduzir a necessidade da utilização de animais em testes, para pedidos de registro de medicamentos, cosméticos e outros produtos.

Resolução do Concea, de 2014, por sua vez, já estabelecia que, após o reconhecimento de um método alternativo pelo Conselho, as instituições de pesquisa teriam o prazo de até cinco anos para a adoção obrigatória da técnica.