Corinthians corre risco de não jogar a Copa do Brasil em 2024 após eliminação para o Ituano

Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

Na tarde deste domingo (12), o Corinthians foi eliminado nos pênaltis pelo Ituano nas quartas de final do Campeonato Paulista. Com o novo formato de classificação para a Copa do Brasil, o Timão corre o risco de ficar de fora do torneio no ano que vem.

Tu Viu?

Seguem as buscas por motorista que abandonou carro e desapareceu no Guaíba em Porto Alegre

Operação resgata 82 pessoas em condições análogas à escravidão em Uruguaiana

No jogo realizado na Neo Química Arena, Corinthians e Ituano empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar, levando a decisão para a disputa de pênaltis. Com o resultado final de 7 x 6 nas cobranças, o time do interior conseguiu a classificação para as semifinais e eliminou o Timão. Não bastasse a dor da eliminação precoce no estadual, os torcedores tem mais um motivo para se preocuparem: o risco do Corinthians não disputar a Copa do Brasil no próximo ano.

Em dezembro do ano passado, a CBF comunicou uma mudança no regulamento da competição. Antes, os clubes garantiam a vaga a partir do ranking da confederação, algo que não acontecerá para a edição de 2024. Para o próximo ano, serão distribuídas um número de vagas para os times que possuírem as melhores campanhas nos estaduais, além dos campeões da Série B, Copa do Nordeste, Copa Verde e dos times classificados na Libertadores. No caso da Federação Paulista de Futebol, a entidade recebe cinco vagas para serem distribuídas entre as melhores equipes e uma para o campeão da Copa Paulista (torneio secundário do futebol paulista). Com a sexta melhor campanha, o Corinthians não garantiu a classificação.

Ainda assim, o clube não está necessariamente de fora do torneio. Para depender só de si, o Corinthians possui a opção de disputar a Copa Paulista e ser campeão, ou terminar o Brasileirão na zona de classificação para a Libertadores. O time também consegue a vaga caso conquiste a Copa do Brasil ou a Libertadores nesta temporada.

Caso nenhum desses cenários se concretize, ainda existem chances de sobrar uma vaga caso alguma das equipes já classificadas acabe como campeã do torneio nacional ou do continental. Neste cenário, as vagas seriam distribuídas para as melhores equipes do Campeonato Brasileiro fora da Libertadores. Outra maneira é caso os rivais Palmeiras, São Paulo e Bragantino se classifiquem para o principal torneio sul-americano, sobrando vagas a serem distribuídas entre os clubes da Federação Paulista.