Vigilância em Saúde captura 37 escorpiões em uma noite no centro de Porto Alegre

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Com a chegada do calor, juntamente com a umidade, alguns locais viram uma ótima moradia para o escorpião-amarelo. Na noite de ontem (1) uma ação das equipes da Vigilância em Saúde de Porto Alegre percorreu as ruas do Centro Histórico e resultou na captura de 37 espécimes do aracnídeo, que tem um veneno potente e mortal.

Tu viu?

Após princípio de incêndio, Hospital Conceição tem restrições no atendimento em Porto Alegre
Procergs lança concurso para vagas com remuneração de até R$ 7,7 mil

Durante a inspeção, 66 caixas de energia elétrica e telefonia, locais apropriados para os animais, foram vistoriados. A varredura se concentrou nas ruas que ficam no entorno da Praça Dom Feliciano.

Nas últimas duas ações, em janeiro, 60 escorpiões-amarelos foram capturados, sendo 56 no Centro Histórico. As outras duas ocorrências de aparecimento do animal foram registradas no bairro São Geraldo, Mario Quintana e na Central de Abastecimento do Estado (Ceasa) da Anchieta, enquanto outras duas envolviam ataques do animal.  

Os primeiros escorpiões foram encontrados escondidos entre fios de telefonia e sob as tampas dos bueiros, no topo da Rua dos Andradas. Além desta, a Rua Senhor dos Passos, também era um dos focos de infestação.

Dos 37 capturados, 16 eram adultos e 21 filhotes. Após, os animais foram levados para o Centro de Informação Toxicológica (CIT), onde ficarão armazenados para estudos. 

Infestação e controle

Ao GZH, o agente de endemia da Vigilância da Capital, Luiz Fernando Lopes, diz que não há uma explicação científica para a preferência dos animais pela região. Segundo ele, o primeiro registro de escorpiões-amarelos na cidade aconteceu em 2001, no Ceasa. Entretanto, desde 2020 as aparições são frequentes. 

A espécie é a mais venenosa das Américas e a segunda mais venenosa do mundo. O animal vive, em média, quatro anos. Como só existem fêmeas, elas se reproduzem de forma independente, podendo ter até 40 filhotes por ano. No meio urbano não há predadores naturais para ele, que seriam gambás, corujas, galinhas da angola ou morcegos, o que possibilita proliferação. 

Saiba como se proteger

Os escorpiões são comuns em locais como ralos, esgotos e caixas de gordura; encanamentos de luz e telefone; caixas com verduras, legumes e frutas; dentro de sapatos, cortinas, travesseiros, roupas de cama, toalhas e vestuário.

Como forma de prevenção, sempre verifique calçados, roupas e toalhas antes de usá-los; limpe ralos de banheiro e cozinha e caixas de gordura; evite deixar berços encostados nas paredes e que lençóis toquem no chão; feche frestas nas paredes, móveis e rodapés; use telas nas aberturas de ralos, pias e tanques; mantenha os ambientes sem entulhos e limpos.

O que fazer em caso de emergência

A picada do escorpião-amarelo causa dor intensa, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, os sintomas incluem alterações cardíacas e tremores. 

A orientação após um ataque é lavar com água e sabão e se dirigir imediatamente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

S.O.S

Quem avistar o animal deve contatar o 156, da prefeitura, ou avisar pelo e-mail [email protected]