Vídeo: Serpentes píton caem do forro de uma casa na Malásia

Duas serpentes píton foram retiradas de teto de casa na Malásia, nesta segunda-feira (13). Os animais estavam acasalando e mediam 5 metros
Reprodução/TikTok

Duas serpentes foram retiradas do teto de uma casa na cidade de Betong, na Malásia, nesta segunda-feira (13). O vídeo dos agentes da Defesa Civil do país realizando o resgate dos animais logo ganhou destaque na internet e assustou moradores de todo o Brasil. As cobras pítons tinham de 4 a 5 metros e foram encontradas durante o acasalamento. 

Conforme o portal G1, a espécie chamada de píton-reticulada (Malayopython reticulatus) é considerada a maior serpente do mundo, podendo ultrapassar os 12 metros. Vive no Sudeste e Sul Asiático e não é peçonhenta. Os animais encontrados no forro da casa tinham 5 e 4 metros de comprimento e pesavam 32 e 25 quilos, respectivamente.

Tu viu?

Casal de idosos é resgatado de carro submerso pela enxurrada em Lajeado

Animais de rua são atendidos por clínicas contratadas pela prefeitura em Montenegro

Ao jornal “Malasya Gazette”, pai e filha, que moram na casa, disseram que ouviram barulhos estranhos que pareciam vir do teto, no dia anterior, no quarto da jovem. Além disso, os moradores estranharam a areia que caía do teto. Horas depois, enquanto conversavam em outra sala, parte do teto desabou.

“Imaginei outra coisa, tipo um macaco, porque a casa ao lado tem várias vegetações. Há sempre vários sons à noite, mas nunca me ocorreu uma cobra no telhado”, disse Salleh ao jornal da Malásia.

O que são serpentes píton e como foram parar no teto?

O herpetólogo Willianilson Pessoa, consultado pelo portal G1, explicou o motivo pelo qual as serpentes se esconderam no teto da casa. “Esses animais saem do chão para se proteger de predadores e, para isso, muitas vezes vão para locais escuros que funcionam como uma toca. O forro pode ser um abrigo perfeito para isso”, explica.

Ele explica que, no caso das serpentes do vídeo, elas provavelmente chegaram até lá através de galhos de árvores que cercam a residência. “Elas são semi arborícolas: escalam, sobem em árvores e telhados, então são mais finas e mais cumpridas, o que permite que acessem os forros das casas, por exemplo”, diz Pessoa ao G1.

“Alá quer nos proteger”, diz morador que encontrou as serpentes píton

No caso das pítons no teto da casa na Malásia, a emergência foi chamada pelos moradores e, após bastante tempo tentando o resgate dos animais, para não causar nenhum dano, os agentes da Defesa Civil do país conseguiram capturá-las. As serpentes foram soltas em um local seguro.

“A sorte é que [as cobras] não desabaram ontem à noite. Isso significa que Alá quer nos proteger novamente”, afirmou o dono da casa ao Malasya Gazette.