Simulador Sisu: veja como usar a ferramenta que calcula as chances de aprovação

Simulador Sisu: veja como usar a ferramenta que calcula as chances de aprovação
(Créditos: Agência Brasil/ Arquivo)

A chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) só acontece no dia 28 de fevereiro. Porém, quem quiser saber as suas chances para obter vagas em universidades públicas antes do resultado, pode utilizar o Simulador Sisu

A plataforma é do site Me Salva!, que oferece preparação online para o Enem e vestibulares. O simulador tem como base as notas de corte da última edição do programa do governo federal.

Tu viu?

DNA de Daniel Alves bate com o sêmen encontrado na suposta vítima de estupro, diz jornal
Petrobras abre concurso público para vagas com salário de R$ 5,5 mil

Como funciona o Simulador Sisu

Para simular as suas chances, o candidato precisa inserir a nota informada pelo Inep em cada uma das provas do Enem, sendo elas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Além disso, é preciso informar a modalidade, se é de ampla concorrência ou reserva de vagas, o curso e o Estado.  A partir dos dados informados, a plataforma calcula a probabilidade de aprovação.


Notas do Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível aos alunos que fizeram a prova em 2022. A divulgação da notas foi antecipada e já podem ser consultadas na Página do Participante

Inscrições Sisu

As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro e podem ser feitas de forma gratuita no site do Sisu, utilizando CPF e a mesma senha usada no portal do Enem. Em caso de esquecimento, a senha pode ser recuperada por e-mail ou SMS. O resultado final sai no dia 28 do mesmo mês.

Sisu

O Sisu é um programa do governo federal, criado em 2010, que tem o objetivo de selecionar estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior.  A seleção dos alunos é feita através da nota do Enem.

Somente no Rio Grande do Sul, neste ano, são 15.063 vagas em 8 instituições federais e uma estadual. O número de vagas em cada uma das universidades do Estado tu encontra aqui.