Resultado do Enem 2022 já está disponível

Foto: Divulgação

A espera acabou! O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível aos alunos que fizeram a prova em 2022. Previstas inicialmente para serem divulgadas somente na próxima segunda-feira (13), as notas foram antecipadas e podem ser consultadas na Página do Participante

Tu viu?

Semana do Cinema tem ingressos a R$ 10 em salas de todo o Brasil
COB exclui futsal dos Jogos da Juventude e equipes gaúchas se posicionam contra a decisão

Com as notas divulgadas, os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no Ensino Superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Sisu

O Sisu é um programa do governo federal, criado em 2010, que tem o objetivo de selecionar estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. Os alunos são escolhidos por meio da nota do Enem.

Somente no Rio Grande do Sul, neste ano, 15.063 vagas serão ofertadas, espalhadas por 8 instituições federais e uma estadual. O número de vagas nas universidades do Estado tu encontra aqui.

As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro, são gratuitas e devem ser feitas no site do Sisu, utilizando CPF e a mesma senha usada no portal do Enem. Já o resultado final sai no dia 28 do mesmo mês. 

Prouni

O Prouni dá a oportunidade para que estudantes de baixa renda, que tenham feito o Ensino Médio em escolas públicas, ingressem em universidades particulares. Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa ter feito o Enem e obtido média mínima de 450 pontos. Além disso, não pode ter zerado a redação.

 As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet,  na Página do Prouni e ocorrem entre 28 de fevereiro e 3 de março. Nesse caso, valem as notas do Enem de 2022 e de 2021. O resultado da primeira chamada sai em 07 a 16 de março, e o da segunda, no dia 21 a 30 do mesmo mês.

Fies

Criado pelo governo federal em 1999, o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que dá a oportunidade de ingresso ao ensino superior para estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades nas faculdades privadas. Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida.

As inscrições estarão abertas entre 07 e 10 de março, através do SisFIES. Podem participar do processo seletivo os estudantes que realizaram alguma edição do Enem desde 2010. O resultado da chamada única será em 14 de março.