São José empata com Juventude e garante a classificação do Grêmio para segunda fase do Gauchão

Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude

O Grêmio é a primeira equipe classificada para a fase final do Gauchão Ipiranga 2023. Na partida entre São José e Juventude na noite de segunda-feira (13), o empate por 1 a 1 impossibilitou a equipe de Thiago Gomes alcançar o Tricolor, garantindo a classificação antecipada.

Tu Viu?

Clubes sugerem que Brasileirão passe a ter apenas três times rebaixados; CBF debaterá proposta

Hemocentro do RS busca doadores de todos os tipos sanguíneos

O primeiro tempo foi um pouco parado no Francisco Novelleto. Com poucas oportunidades efetivas de gols pelas duas equipes, o Juventude era o time que tentava controlar o jogo e teve algumas chegadas no ataque com David. Contudo, foi em corte mal feito pelo zagueiro Jadson que a bola sobrou na cabeça de Jean Irmer para colocar no fundo da rede e abrir o marcador, aos 40 minutos.

O segundo tempo foi completamente diferente. Com apenas um minuto de jogo, Jean Irmer recebeu o segundo amarelo após falta na intermediária e deixou o Juventude com um a menos. O lance mudou o jogo e o São José passou a pressionar o adversário. Logo no minuto seguinte, a equipe da capital acertou o travessão em cabeçada de Thiago Santos. O Zeca continou em cima e, aos 28 minutos, encontrou o gol de empate. Thayllon arriscou de longe e, no rebote de Thiago Couto, Matheus Pivô aproveitou a sobra.

Com o resultado, o São José chegou a marca de 9 pontos e é a primeira equipe fora da zona de classificação. Dessa forma, o Zeca não consegue mais ultrapassar o Grêmio pelos critérios de desempate, fazendo com que o Tricolor se torne a primeira e única equipe garantida na fase de mata-mata do Gauchão até o momento.

O Juventude volta a campo diante do Aimoré, na quinta-feira (16), buscando se afastar da zona de rebaixamento (apenas três pontos separam a equipe do Z4). O São José, por sua vez, tem o desafio de enfrentar o Internacional fora de casa, também na quinta.