Município do RS vai entregar título para casais com mais de 50 anos de relacionamento

Cidade do noroeste do Estado vai entregar a honra ao mérito aos casais com mais de 50 anos de relacionamento
Divulgação/São Paulo das Missões

Uma cerimônia está sendo preparada para conceder a honra ao mérito para casais, com mais de 50 anos de relacionamento, que moram em São Paulo das Missões, no noroeste do Estado. A entrega do título deve ocorrer em maio, durante as atividades do aniversário do município de 5,4 mil habitantes, segundo o portal GZH. A homenagem foi aprovada por uma lei municipal sancionada em outubro de 2022.  

Conforme o texto dos vereadores Erico Krackeker, Jair Lermen e Maria Butzen, para receber a homenagem, o casal deve apresentar certidão de casamento civil ou religioso, certidão ou declaração de união estável que comprove o relacionamento. O par deve ter, no mínimo, 50 anos completos de matrimônio ou união estável. 

Tu viu?

Vídeo: Serpentes píton caem do forro de uma casa na Malásia

Tecnologia e praticidade na hora do chimarrão: Termolar lança nova coleção com produto inovador

O título será concedido a cada biênio e a critério do Poder Legislativo. Além disso, os casais que completaram os requisitos no ano de 2021, um ano antes da publicação da lei, também podem receber a honraria

Os casais aptos serão homenageados em uma cerimônia no salão de uma escola, no dia 6 de maio, durante as atividades do aniversário de 57 anos do município.

Segundo apuração de GZH, a lei não é novidade na região. Os municípios de Porto Xavier e de Caibaté possuem legislação similar desde 2011 e 2012, respectivamente. As cidades realizam sessões com homenagens aos casais com mais de 50 anos de relacionamento.

“Hoje em dia, a situação é tão difícil que o vínculo familiar acaba se desgastando. Nossa geração deveria se espelhar no exemplo desses idosos que estiveram juntos por mais de 50 anos dentro do respeito, dos valores, ensinando seus filhos. Eles merecem essa homenagem “, argumenta a vereadora Maria Butzen ao site de notícias.

Prefeitura procura casais com 50 anos de relacionamento

A Prefeitura de São Paulo das Missões busca a identificação dos casais que estão aptos a receber o título de honra ao mérito. Conforme a administração municipal, não existe estimativa oficial do número de agraciados com a homenagem. O que se sabe é que um terço da população do município tem mais de 60 anos. A procura será feita em grupos e associações da terceira idade.

Segundo a secretária do Conselho Municipal do Idoso de São Paulo da Missões, Elaine Schwarzer, as agentes comunitárias de saúde vão auxiliar na procura por essas pessoas, já que conhecem cada família da localidade.

“Vamos fazer um levantamento da história de cada casal, data do início do relacionamento, número de filhos e netos. Vamos ao local, se precisar, ou faremos o contato por telefone ou outros meios”, explica a secretária ao portal GZH.