Judô, hipismo e tiro com arco: brasileiros se destacam no esporte no final de semana

Fotos: Divulgação/International Judô Federation/COB/World Archery

Aqui no Sul nós diríamos que os brasileiros tiveram um baita findi, e é o que realmente aconteceu. Não foi somente a Rayssa Leal que subiu no pódio nos últimos dias, Daniel Cargnin, Ellen Froner, Marlon Zanotelli e Marcus D’Almeida também se destacaram em competições importantes, em suas respectivas modalidades olímpicas e representaram muito bem o País.

Para estes esportes, os próximos meses serão importantes, por se tratar de um ano que antecede as Olimpíadas. Sendo assim, as competições possuem um peso extra e é através delas que os atletas possuem a oportunidade de subir no ranking mundial e ficar cada vez mais perto de Paris 2024. Confira o calendário dos esporte olímpicos.

Daniel Cargnin é prata no Grand Slam de judô

O portoalegrense Daniel Cargnin conquistou no último sábado (5) a medalha de prata no Grand Slam de judô, uma das competições mais importantes da modalidade. O medalhista olímpico em Tóquio disputou na categoria até 73kg, a qual se enquadra atualmente, e só foi derrotado pelo número 1 do mundo no esporte, o georgiano Lasha Shavdatuashvili, por ippon –  a pontuação máxima dada no Judô devido a um “o golpe perfeito”, onde o oponente é projetado e bate com as costas no solo. 

Para chegar até a final, Cargnin passou pelo cipriano Kyprianos Andreou, o turco Umalt Damirel, o mongolês Urunbayar Odgerel e o canadense Arthur Margelidon. Com a conquista, o gaúcho soma bons pontos no ranking olímpico.

Ellen Froner  conquista bronze no Grand Slam de Paris 

Já no domingo (5) foi a vez de outro brasileiro garantir lugar no pódio no Judô. Ellen Froner conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Paris, na categoria até 70 kg. A conquista veio após a judoca vencer a grega Elisavet Teltsidou no Golden score – uma espécie de prorrogação na qual não há limite de tempo, e vence o atleta que pontuar primeiro ou aquele cujo oponente receber uma punição.

Durante a competição, Froner venceu a australiana Aoife Coughlan e a holandesa Kim Polling. Já na semifinal, foi derrotada pela francesa Eve Marie Gahie, também no Golden score.

Mesmo não ficando com a primeira colocação, o resultado dá muita força à Ellen, que ficou nove meses afastada do tatame devido uma lesão de ligamento no joelho.

Marlon Zanotelli é campeão do GP5 Bordeaux de Hipismo

Outro brasileiro a se destacar neste final de semana foi Marlon Zanotelli. No domingo, ele e o cavalo VDL Edgar venceram a etapa 5 do GP5 Jumping Bordeaux, na França, após realizarem o percurso 35s37 e ultrapassarem com facilidade obstáculos que ultrapassavam os 1,60 metros de altura.

Atualmente Marlon está empatado em 15º lugar com 38 pontos da contagem da liga do oeste europeu para a final da Copa do Mundo em Omaha, de 4 a 8 de abril. Os 18 melhores da liga do oeste europeu garantem suas vagas.

Embora a Copa da modalidade seja bastante importante, o principal desafio do Time Brasil de Salto neste ano é o Pan-americano 2023, no Chile. Além da busca pelo ouro, através da competição os três países medalhistas carimbam seus passaportes para Paris 2024.

Marcus D’Almeida é ouro no Vegas Shoot

Também no domingo, o arqueiro brasileiro Marcus D’Almeida conquistou o título do The Vegas Shoot de tiro com arco. O torneio, que começou na última sexta-feira (3) em Las Vegas (EUA), terminou com vice-campeão do mundo na primeira posição do arco recurvo. Com o resultado, o brasileiro assume a liderança do ranking mundial, um feito inédito para o País.

Ao longo dos três dias de competição, Marcus acumulou uma pontuação de 892. O arqueiro brasileiro finalizou sua participação com apenas um ponto à frente do francês Thomas Chirault, resultando em uma competição apertada. 

A disputa do arco recurvo no The Vegas Shoot se resume a arqueiros atirando 30 flechas durantes os três dias de competição. Assim, ao invés de duelos, quem chegasse mais próximo da pontuação perfeita de 900 pontos, ficaria com o prêmio.