Em caso raro, terneiros trigêmeos nascem em propriedade rural de Santa Maria do Herval

Remidio Franl/Arquivo Pessoal

Um nascimento raro de terneiros trigêmeos chamou a atenção de produtores rurais de Santa Maria do Herval, na Serra Gaúcha, na noite de terça-feira (31). A vaca holandesa Rosinha pariu dois machos e uma fêmea, na localidade de Padre Eterno Ilges. Ao portal O Diário, o proprietário da Granja Frank, destacou que é a primeira vez que três bezerros nascem ao mesmo tempo durante os 14 anos de trabalho com vacas leiteiras no local. 

Tu viu?

Familiares de vítimas do incêndio da Boate Kiss são alvo de tentativa de golpe

Idosa desaparecida há mais de 40 anos é encontrada em hotel de Garibaldi

Remidio Frank, a esposa Márcia Andreia e o filho Deivid Henrique trabalham juntos no local que conta com cerca de 50 animais. É a primeira vez que acontece o nascimento de trigêmeos na propriedade. Aliás, nem o nascimento de gêmeos havia acontecido na granja. O fato é considerado raro. A probabilidade indicada pela EMATER é que isso ocorra a cada 1% das gestações.

O proprietário não escondeu a alegria com a grata surpresa. “Ontem de noite eram 21h30 e fui olhar; vi que pela primeira vez, em 14 anos, tinha dado gêmeos. Aí fui dormir. Hoje de manhã quando fomos buscar eles, tinha três“, conta Remidio ao portal O Diário

Terneiros trigêmeos são saudáveis e fortes

Além do fato raro, o que surpreende é o estado físico dos trigêmeos, que estão saudáveis e fortes. Ao portal O Diário, Charles Rech, extensionista da Emater em Santa Maria do Herval, destaca que esse tipo de evento é ainda mais extraordinário. “Mostra o potencial dos produtores e da genética nas propriedades leiteiras”, disse.

O produtor rural conta que, recentemente, fez um curso de inseminação. Ele passou a praticar o conhecimento adquirido e já está colhendo os frutos, mesmo sem muita experiência até o momento.  “Estou apavorado, o que vai dar quando eu tiver experiência em fazer inseminação?” brinca.