Com seis equipes na disputa, Campeonato Gaúcho de Futebol Americano começa em março

Foto: Gabriel Haesbaert/Santa Maria Soldiers

O 2023 vai começar para o futebol americano no Rio Grande do Sul . A Federação Gaúcha da modalidade (FGFA) divulgou nos últimos dias o calendário do Campeonato Gaúcho de 2023. Nesta temporada, seis times serão divididos em dois grupos cada e disputam o certame.

Integram o grupo A, o atual campeão, o Santa Maria Soldiers, Gravataí Spartans e Canoas Bulls. Enquanto a chave B é composta por Erechim Coroados, Carlos Barbosa Ximangos e Porto Alegre Pumpkins. Os times se enfrentam em seus respectivo grupos e os melhores colocados avançam para as semifinais, que acontece em formato mata-mata. Os vencedores da segunda etapa disputam o Gaúcho Bowl – nome dado à grande final do torneio.

Confira o calendário

Semana 1

Santa Maria Soldiers X Canoas Bulls – 12 de março, às 14h30min

Porto Alegre Pumpkins X Carlos Barbosa Ximangos – 12 de março, às 14h30min

Semana 2

Santa Maria Soldiers X Gravataí Spartans – 26 de março, às 14h30min

Erechim Coroados X Porto Alegre Pumpkins – 26 de março, às 14h30min

Semana 3

Canoas Bulls X Gravataí Spartans – 16 de abril, às 14h30min

Carlos Barbosa Ximangos X Erechim Coroados – 16 de abril, às 14h30min

Conheça um pouco das equipes

Santa Maria Soldiers

Fundado em 2009, a equipe de Santa Maria é figura carimbada no Campeonato Gaúcho de Futebol Americano e na Liga Nacional de Futebol Americano. O Soldados – como são chamados – foram campeão estadual em 2011, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022, da Copa RS em 2016 e da Conferência Sul da Liga Nacional no mesmo ano, oportunidade em que participou do maior evento do esporte no quesito público até então realizado no Rio Grande do Sul.

Em 2023, o palco de jogos do time santa-mariense deve ser o Estádio dos Eucaliptos, casa do Riograndense Futebol Clube.

Gravataí Spartans

Criado em 2016,  o Gravataí Spartans é o primeiro time de futebol americano de Gravataí e um dos seis times da Região Metropolitana. A equipe é a novada entre os competidores e disputou seu primeiro Campeonato Gaúcho em 2018. No ano seguinte, a equipe se sagrou vice-campeã da Copa RS.

Erechim Coroados

Equipe de Erechim, os Coroados surgiram em 2015, sendo nomeado em homenagem aos índios Coroados, que viveram na região e ficaram conhecidos por usar uma “coroa” de penas. Em 2018, a equipe se profissionalizou e passou a marcar presenças em competições oficiais e federadas. Um ano depois de sua integração à Federação o time participou pela primeira vez do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, competição a qual busca seu primeiro título.

No ano passado, os Coroados foram vice-campeão da Copa RS, após chegar a final invicta e perder somente para o União da Serra.

Canoas Bulls

Fundado em 2007, o Canoas Bulls contou, inicialmente, com o nome de Porto Alegre Predadores, passou por São José Bulls e assumiu a atual identidade somente em 2015. Seu primeiro título foi o vice-campeonato do Torneio de Futebol Americano do Rio Grande do Sul em 2011. 

Em 2012, a equipe de Canoas participou do Torneio Touchdown, encarando equipes como Corinthians Steamrollers, Vasco da Gama Patriotas, Vila Velha Tritões, entre outros, considerada a maior alçada em sua história. Já em 2015 foi o primeiro ano com calendário cheio, disputando pela primeira vez seu estadual e o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Em 2022 a equipe chegou aos playoffs da Liga de Futebol Americano.

Carlos Barbosa Ximangos

A equipe foi fundada em 2011 por um grupo de amigos de Caxias do Sul, entretanto alguns fatores fizeram com que ela fosse encerrada no mesmo ano. Pouco tempo depois, em 2012, por iniciativa de ex-integrantes, os Ximangos retomaram as atividade, desta vez em Carlos Barbosa, também na Serra Gaúcha, e foram os responsáveis por levar, pela primeira vez na história, uma partida de futebol americano à cidade, em 2015. 

Em 2017 a equipe estreou no Campeonato Gaúcho e no ano seguinte fez sua primeira final na história, quando foi derrotado pelo Cruzeiro Lions, em partida válida pela Copa RS de Futebol Americano. Já em 2019 conquistou seu primeiro título, sendo, de forma invicta campeão da Copa RS. Mais recentemente, no ano passado, o time de Carlos Barbosa realizou seu primeiro jogo nacional, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

Porto Alegre Pumpkins

Primeira equipe de futebol do Estado, foi fundado em 2004, sendo a primeira equipe do Estado. Durante sua história o Porto Alegre Pumpkins jpa contou com vários nomes, como Armada Futebol Americano e Armada Lions Futebol Americano, até que em 2019 se consolidasse com a atual nomenclatura.

A equipe foi campeã estadual nas temporadas 2008 e 2010, os dois primeiros campeonatos estaduais, ainda disputado sem equipamentos, nunca perdendo para uma equipe gaúcha. Já em 2010 migrou para a modalidade completamente equipada do esporte e disputou a 1ª Edição Liga Brasileira de Futebol Americano, atual Liga Brasileira da modalidade.

Já na categoria com equipamentos, conquistou o título do Campeonato Gaúcho em 2012 e 2014. Sua prateleira de títulos ainda conta com o primeiro lugar na Divisão Capital em 2010, o Portobowl em 2009e p vice campeonato da  CSFA – Leste em 2012