Com nove jogadores em campo, Brasil de Pelotas segura empate contra o São José

Foto: Divulgação/São José

Alguns jogos seguem à risca o ditado bastante citado no meio do futebol que afirma que “existem empates com gosto de vitória ou com gosto de derrota”. Na noite deste domingo (5) os torcedores xavante provaram da primeira opção, após o Brasil de Pelotas empatar com o São José, mesmo com dois jogadores a menos, sendo um deles expulso ainda no primeiro tempo. O empate em 0x0 foi válido pela quinta rodada do Gauchão Ipiranga 2023.

Tu viu?

Rayssa Leal é campeã mundial de skate street
Em casa, Avenida bate o São Luiz pela quinta rodada do Gauchão

Resumo do jogo

O jogo terminou com o placar zerado, mas as redes xavante chegaram a ser balançadas ainda no primeiro tempo. Aos 16 minutos, em jogada pela esquerda, Marcelo cruzou, e Thayllon aproveitou a falha do zagueiro Xavante Renan Siqueira para mercar o gol. Bastou alguns segundos, porém, para o árbitro invalidar a tentativa, afirmando que o jogador ajeitou a bola com o braço.

Embora a equipe da casa apresentasse mais ousadia para chegar ao gol, a falta de eficiência para concluir deixava o time nervosa e muitas vezes cedendo espaços. Com isso, a melhor oportunidade do Brasil surgiu com Rone, que sem marcação disparou um chute de dentro da área e fez o goleiro Fábio trabalhar.

Aos 36 minutos, quando o jogo passou a ficar disputado, Germano foi expulso, após chegada violenta contra Bruno Jesus. Na jogada, o jogador tentou dominar a bola no alto, mas atingiu o pescoço do zagueiro com o pé e recebeu cartão vermelho direto. A partir de então o São José passou a chegar mais vezes ao ataque, com chutes vindos do campo de defesa, mas insuficientes para abrir o marcador.

Na segunda etapa a dinâmica da partida se manteve. O Zeca chegava na área mas, sequer, dava trabalho ao goleiro Marcelo. A primeira chance chegou a assustar, quando Thiago Santos colocou uma bola na trave.

Aos 10 minutos, após um novo erro de marcação da defesa do Brasil, Karl lançou para o atacante Thallyson, que estava postado dentro da grande área, ele dominou no peito e entre dos defensores chutou a gol, mas a bola passou rente ao travessão. Aos 21, nova chegada, com Zé Andrade, que saiu do banco de reservas. Na jogada, um lançamento ao ataque, porém a bola passou frente do gol e ninguém conclui. Seis minutos depois, novamente Zé, mas desta vez o jogador perdeu sozinho, frente ao goleiro Xavante.

Com 31 minutos a situação ficou ainda mais desesperadora para o Brasil. Após disputa de bola vinda do alto, Chicão levantou demais o joelho e atingiu Silas, resultando em mais um cartão vermelho. Minutos depois foi a vez de Rogério Zimmermann também ter que deixar a partida mais cedo. Seguindo o regulamento do Gauchão, caso um membro da comissão técnica seja expulso, o treinador precisa o acompanhar, neste caso o técnico xavante precisou deixar o campo após o médico da equipe receber cartão. 

Embora com um a mais, o São José repetia o que fez a partida inteira, empilhada tentativas, mas sem consolidar elas. Final 0x0 no Passo D’areia.

E agora?

Apesar do empate, o São José se mantém no G-4 e ocupa a quarta posição, atrás do Caxias pelo saldo de gols e à frente de Avenida e o próprio Brasil pelo número de gols marcados. As quatro equipes somam a mesma pontuação.

Na próxima rodada o Brasil encara o Novo Hamburgo, na quarta-feira (8), às 19h, fora de casa. Já o São José vai a Erechim na quinta (9), no mesmo horário, jogar contra o Ypiranga.

Ficha Técnica

São José: Fábio, Samuel (Jhon Kleber), Tiago Pedra (Ryan), Bruno Jesus, Marcelo Nunes, Lissandro, Karl (Zé Andrade), Netto (Neko), Matheuzinho (Sillas), Thayllon e Thiago Santos.

Brasil: Marcelo, Chicão, João Marcus, Rafael Dumas, Rennan Siqueira, Amaral, Germano, Guilherme Nunes (Luis Gustavo), Rone (Afonso), Márcio Jhonatan e Da Silva (Guilherme Beléa e Victor Jesus)