CBF estipula novas regras e restringe patrocinadores nas competições nacionais

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em novo regulamento geral de competições, a CBF estabeleceu novas regras a respeito de patrocínios e ações de marcas nos estádios para seus torneios. A tendência é que os espaços sejam ocupados apenas por parceiros comerciais da federação, ao contrário do que acontecia anteriormente.

Tu Viu?

Messi supera Mbappé, Putellas leva o bi, Richarlison perde o Puskás: tudo sobre o prêmio The Best, da Fifa

Caxias e Juventude empatam em 2 a 2 em jogo movimentado e com confusão ao final da partida

Até o momento presente, uma grande parte dos clubes vendia os espaços comerciais dos estádios de forma livre. De acordo com Rodrigo Mattos, do UOL, o novo regulamento determina que apenas patrocinadores do Brasileirão e da Copa do Brasil sejam expostos em partidas das respectivas competições em modelo semelhante ao utilizado na Libertadores e na Copa do Mundo.

A entidade entende que a exposição de outros parceiros comerciais em espaços destinados à realização de jogos de suas competições configura como marketing de emboscada. No novo regulamento, a decisão está especificada no artigo 43, que define: “Salvo disposição em contrário por parte da CBF, não será permitida a utilização das arquibancadas e/ou cadeiras para exposição de marcas comerciais”.

Apesar de ser espelhado nos modelos de competições internacionais, a postura adotada pela CBF será mais liberal. Até uma hora e meia antes do horário do jogo, além do momento de intervalo, os clubes estão autorizados a realizar ações de marketing com seus parceiros e sócios torcedores com aviso prévio.