Suárez marca e Grêmio vence o Brasil de Pelotas pela segunda rodada do Gauchão Ipiranga 2023

Foto: Italo Santos/GEB

Para fechar a quarta-feira de futebol gaúcho, o Grêmio recebeu o Brasil de Pelotas em uma partida com ânimos aflorados, gol nos acréscimos e em que mais uma vez a estrela de Luisito Suárez brilhou. Foi dos pés do centroavante uruguaio que o Tricolor garantiu a vitória por 1×0 em partida válida pela segunda rodada do Gauchão Ipiranga 2023.

Resumo do jogo

Na primeira etapa o Tricolor apostou na posse de bola e troca de passes para chegar ao gol defendido por Marcelo Pitol. O estilo de jogo, porém, precisou ser alterado pois a defesa do Brasil se postava de maneira que impedia qualquer tentativa de aproximação. 

Embora mantivesse o domínio, a equipe comandada por Renato Portaluppi teve apenas duas oportunidades claras de balançar as redes. Bitello, aos 18 minutos, cabeceou na área, mas a bola foi parada por uma bela defesa do goleiro Xavante. Minutos depois, após cobrança de escanteio, Kannemann alcançou a bola e mandou perto da meta adversária. Enquanto o Grêmio buscava o gol na bola aérea, o Brasil usava a mesma tática, arriscando em cruzamentos ou chutes de média distância. 

Desde os minutos inciais o clima já estava tenso, com faltas, bate bocas e distribuição de cartões amarelos. Após o apito que levava a partida para o intervalo, Pitol e Luis Suárez chegaram a discutir, fato que foi levado para o túnel. 

Os ânimos alterados não fizeram bem a equipe comandada por Rogério Zimmermann. Já no segundo tempo, logo aos dois minutos, Rone acertou um carrinho em Pepê e recebeu cartão vermelho direto. A partir de então, a rota precisou ser recalculada e o Brasil precisou se fechar e defender. 

Com um a mais, o Grêmio seguiu com domínio de bola, mas repetia as poucas chances de gol. Cristaldo, Pepê, Ferreira e Kannemann tentaram, mas sem sucesso. Quando o jogo se encaminhava para o empate sem gols, a estrela de Suarez, atual artilheiro gremista, brilhou. Na jogada, Ferreira acionou o uruguaio dentro da área, que dominou, cortou o zagueiro e empurrou para as redes. Final: 1×0.

O próximo compromisso de ambos times acontece no domingo (29). O Grêmio encara o São José, às 20h30, no Passo d’Areia. Já Xavante vai até Bento Gonçalves jogar contra o Esportivo, às 16h.

Ficha Técnica

Grêmio: Brenno, Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo (Diogo Barbosa), Carballo (Cristaldo), Pepê (Diego Souza), Bitello, Ferreira, Everton Galdino (Gustavinho), Luis Suárez.

Brasil: Marcelo Pitol, Luis Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas (Cézar), Rennan Siqueira, Chicão, Guilherme Nunes (Amaral), Germano (Mário Henrique), Rafael Pernão (Márcio Jhonatan), Rone, Da Silva (Luiz Felipe).