RS decreta Estado de Atenção durante o período de estiagem

RS decreta Estado de Atenção durante o período de estiagem
(Créditos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

O decreto que coloca o RS em Estado de Atenção por 90 dias já está publicado no Diário Oficial. A medida visa garantir o abastecimento de água da população durante o período de estiagem. O texto determina que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) acompanhe, diariamente, o nível dos mananciais para identificar, com antecedência, possíveis riscos de desabastecimento. Dezenas de cidades gaúchas já decretaram situação de emergência pela falta de chuva.

Tu viu?

Mais de 915 milhões de transferências via Pix no RS em 2022
Picanha fica em segundo lugar em ranking dos melhores pratos típicos do mundo

O decreto de Estado de Atenção no RS

O documento determina uma série de medidas para minimizar os riscos de desabastecimento. Pelo regramento, a Corsan fica previamente autorizada a realizar ações emergenciais, como construção de minibarramentos e reforços nos sistemas de captação, caso seja necessário. Posteriormente, a companhia deve fazer, a regularizaçāo junto aos órgãos competentes. A empresa de saneamento também ficará responsável por informar a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e o respectivo Comitê de Bacia, para que sejam tomadas as devidas providências.

Além disso, a Casa Militar, por meio da Defesa Civil, deve identificar potenciais riscos, e manter as equipes mobilizadas para prestar suporte aos municípios afetados.