Primeiro teste de ‘carro voador’ da América Latina será realizado em Curitiba

Curitiba foi a cidade escolhida na América Latina para receber o teste do carrro voador chinês nos próximos meses
Divulgação/PMC

A empresa chinesa EHang, uma das líderes do mercado mundial em mobilidade urbana aérea, escolheu Curitiba, no Paraná, como sede para o primeiro voo na América Latina de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. Conhecida como eVTOL, essa espécie de “carro voador” promete ser a revolução em mobilidade urbana e já vem sendo testado em fase comercial em outros países do mundo. 

Tu viu?

Estacionamento para 7 mil bicicletas construído embaixo d’água é inaugurado em Amsterdã

Cadela e seis filhotes são resgatados de tubulação de esgoto em Porto Alegre

A intenção é que uma primeira demonstração, ainda sem tripulantes, seja realizada durante a quarta edição do Smart City Curitiba Expo, que será realizada entre 22 e 24 de março. Para isso, a fornecedora vai também buscar a regulamentação de voos tripulados neste tipo de aeronave junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

A proposta de ter a capital paranaense para iniciar as operações do carro voador no Brasil foi apresentada ao prefeito Rafael Greca na quinta-feira (19), na sede da Prefeitura. Os sócios da AT Global, representante da empresa chinesa no Brasil, demonstraram o interesse em realizar estudos de viabilidade para decolagens do eVTOL.

Em inglês, eVTOL é uma sigla para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, uma espécie de drone gigante que realiza voos autônomos para transportar pessoas sem a necessidade de um piloto. 

O CEO da AT Global, Alexandre Daltro, explicou que Curitiba é a vitrine ideal para iniciar as operações do eVTOL nos países da América Latina e presenteou o prefeito com uma réplica em miniatura do modelo EH216 AAV, que já está no mercado para voos tripulados de dois passageiros.

“Estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo”, afirmou Daltro.

“Como cidade inovadora, autorizamos os estudos para que este tipo de veículo faça um percurso nos céus curitibanos. Quero isso o mais cedo possível porque quero que Curitiba entre pela porta da frente no futuro” destacou o prefeito. 

Como funciona o carro voador

Conforme a Prefeitura de Curitiba, o eVTOL é uma opção para a criação de um novo sistema de mobilidade urbana e que já é realidade em outras cidades do mundo. É um veículo inteligente, sem piloto, que realiza percursos previamente programados, com tecnologia semelhante aos drones. Sua proposta é ser mais popular que o helicóptero, já que ambos fazem o pouso e a decolagem na vertical, só que com menor custo e maior agilidade.

Cidades da China, Seul, Canadá e Estados Unidos, por exemplo, já receberam testes de voos tripulados. Na Espanha, o EHang modelo 216 também foi testado. Nesse caso, o objetivo é usar os veículos aéreos autônomos em missões de emergência da Polícia Espanhola.

Essas aeronaves funcionam com bateria elétrica e podem atingir até 3 mil metros de altitude. Ela podem realizar voos comerciais ou turísticos e também podem atuar em logística e entrega mercadorias. Além disso, podem ser utilizados em operações de vigilância na segurança pública, de resgate e de acesso a áreas de risco e também nos deslocamentos de emergência e de transporte de órgãos para doação.

No encontro entre representantes de Curitiba e da companhia chinesa, também foi exibido o projeto de vertiponto para a cidade. A proposta inicial seria instalar a estrutura no Parque Barigui, para sobrevoos sobre o parque e pouso em uma menor área chamada de “vertiponto”.