Prefeitura abre novo processo para vagas em creches de Porto Alegre

Prefeitura abre novo processo para vagas em creches de Porto Alegre
(Créditos: Alex Rocha/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre está com um novo processo para solicitação de vagas nas creches municipais. O serviço é para crianças que não estão inscritas em nenhuma lista de espera. Para participar, é preciso entrar  no site da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e preencher o formulário de manifestação de necessidade de vaga 2023. Quem não tiver acesso à internet, pode fazer a inscrição, de forma online, em qualquer escola municipal da Capital.

Tu viu?

Gaúcha viraliza na internet ao ser chamada de ‘mãe bichológica’ pelo filho
Farid sofre desmaio durante transmissão de jogo do Grêmio

Crianças já inscritas e transferidos

Conforme a prefeitura, os responsáveis pelos alunos já inscritos devem ser contatados, pela Secretaria de Educação, entre 7 e 17 de fevereiro, para a validação da vaga. Já nos casos de transferências, após a confirmação pela Secretaria, os pais precisam preencher um segundo formulário, que estará disponível, a partir de 8 de fevereiro, no site da Smed.

Maior demanda por creches

De acordo com a prefeitura, a procura por creches, em 2023, aumentou 8%, na comparação com o ano passado. O Executivo recebeu mais de 1,2 mil solicitações de vagas para a Educação Infantil em 2023, na comparação com o ano letivo anterior.

Atualmente, Porto Alegre atende 28 mil crianças nas creches municipais, e tem uma lista de espera com 6.390 famílias, aguardando por uma vaga. Por conta da alta demanda, a  prefeitura enfatiza que, fazer o processo de solicitação não garante o espaço no sistema municipal de ensino, já que depende da disponibilidade das vagas nas escolas da região onde a família mora.

Até 2024, a prefeitura espera concluir cinco novas creches, com mais 1,7 mil novas vagas. As escolas irão operar nos bairros Rubem Berta, Jardim Leopoldina, Mário Quintana, Lageado e Hípica.