Estacionamento para 7 mil bicicletas construído embaixo d’água é inaugurado em Amsterdã

Estacionamento para 7 mil bicicletas foi construído sob um canal que fica em frente à Estação Central de Amsterdã.
Divulgação/Prefeitura de Amsterdã

Após quatro anos de obras em frente à estação central de Amsterdã, na Holanda, o inovador estacionamento de bicicletas submarino foi inaugurado no último sábado (28). Chamado de Stationsplein, o local conta com um novo armazém, construído debaixo d’água, que pode acomodar cerca de 7 mil bicicletas. Esse é o maior estacionamento de bicicletas da cidade holandesa e custou 60 milhões de euros. 

Tu viu?

Ex-funcionária escolhe companhia de coleta de lixo como cenário para fotos de formatura em Caxias

Com 115 anos, moradora da Espanha é a pessoa viva mais velha do mundo, segundo o Guinness

O local funcionará todos os dias da semana e o ticket de estacionamento terá um custo de € 1,35. Parte da estrutura da obra foi construída sob as águas do canal Open Havenfront, que fica em frente à estação de metrô. A andamento da construção pode ser conferida, de forma acelerada, neste vídeo: 

O estacionamento subterrâneo está conectado ao saguão do metrô e à Estação Central de Amsterdã, para que os ciclistas possam ficar abrigados da chuva e seguir de forma direta ao transporte público. A cidade possui mais bicicletas que habitantes e as vagas para estacionar o meio de transporte são um problema. A estimativa é de que mais de 60% dos 820 mil moradores de Amsterdã fazem ao menos uma viagem de bicicleta por dia.

Outro estacionamento de bicicletas será inaugurado em fevereiro

Nos fundos da estação central, no chamado IJboulevard, foi construído outro bicicletário na água para 4.000 bicicletas. Conforme a prefeitura de Amsterdã, ele será inaugurado em fevereiro. 

Bicicletas no subterrâneo dão mais espaço para pedestres nas ruas

A prefeitura de Amsterdã explica que o abrigo subaquático para bicicletas vai liberar mais espaço para os pedestres nas ruas do entorno da Estação Central. Com os bicicletários no novo local, fica mais fácil de manter limpa, arrumada, organizada e segura, informa a administração municipal. Confira no vídeo o trajeto realizado por uma ciclista até o estacionamento