Prefeito e vice de Caseiros são cassados pela Justiça Eleitoral

Prefeito e vice de Caseiros são cassados pela Justiça Eleitoral
(Créditos: : Prefeitura de Caseiros/Divulgação)

O prefeito e vice-prefeito de Caseiros, no Norte do Estado, tiveram seus mandatos cassados, em 16 de dezembro, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. Leo César Tessaro (MDB) e Mário João Comparin (PSDB) foram condenados por suspeita de caixa dois. Eles não conseguiram comprovar a origem de recursos utilizados, com segurança privada e aluguel de veículo, durante a campanha eleitoral.

Os políticos foram absolvidos em primeira instância. Porém, o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão, e houve maioria de votos pela cassação no julgamento da ação. Ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tessaro foi eleito prefeito de Caseiros, em 2022, com 51,64%, dos votos válidos, o equivalente a 1.513 votos no total. O candidato derrotou Marcos José Canali (PP), que ficou em segundo lugar, com 48,36% (1.417 votos).

Tu viu?

2023 de feriadões: veja o calendário com os 13 feriados e as datas de ponto facultativo no RS
Casa de Cultura Mário Quintana recebe prêmio nacional por ações de acessibilidade

Nova eleição

Com a cassação, pela lei, uma nova eleição deve ocorrer, ainda em data ainda a definir. Até lá, a prefeitura de Caseiros terá o presidente da Câmara de Vereadores como interino.

Defesa

A defesa dos políticos afirma que eles irão recorrer ao TSE, e que acredita na reversão da decisão.