População de baleias jubarte aumenta e fica perto da quantidade existente há 200 anos no Brasil

População de baleias jubarte aumenta e fica perto do registrado há 200 anos no Brasil
(Créditos: projetobaleiajubarte/Instagram)

A população brasileira de baleias jubarte está perto da recuperação total. A confirmação está no mais recente levantamento aéreo, feito pelo Instituto Baleia Jubarte. O primeiro ano de estudo, em 2003, mapeou 3.660 animais.

Em 2022, a análise cobriu uma área de mais de 6 mil quilômetros, entre a divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, até o litoral norte de São Paulo. A estimativa é de que haja 25 mil animais na temporada 2022. Esse novo dado se aproxima do número existente há 200 anos, estimado entre 27 mil e 30 mil mamíferos da espécie em águas brasileiras.

Tu viu?

Sisu, Prouni e Fies 2023: datas de inscrição antecipadas pelo MEC
Por falta de anestesistas, maternidade do Hospital Escola de Pelotas altera horário de atendimento

Censo

O censo é feito, a cada três anos, e estima a população de baleias jubarte presentes no litoral do Brasil. O monitoramento, realizado desde 2003, utiliza aeronaves especiais, adequadas para o avistamento de baleias. No primeiro ano de estudo, constavam 3.660 jubartes. 

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, o monitoramento foi essencial para a adoção de medidas de preservação da espécie, em especial, na época da reprodução.

Baleias jubarte

As baleias jubarte que nascem em águas brasileiras ficam aqui durante o inverno e a primavera. Elas permanecem de junho a novembro no País, em especial na região de Abrolhos, sul da Bahia, um berçário da espécie na costa brasileira.

Por ter muitos arrecifes e outras áreas mais protegidas, o sul da Bahia, e o norte do Espírito Santo, são as regiões mais procuradas para ter os filhotes.

No mês de outubro, os mamíferos sem filhotes migram para a Antártida. Já as baleias que procriaram, ficam até novembro. Esse é o tempo para o filhote desenvolver a camada de gordura necessária para enfrentar as áreas frias onde conseguirá alimentação no futuro.

Desde 2014, a baleia jubarte não está mais na Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.

A caça

A caça dessa espécie foi proibida em 1966. Porém, mesmo com a proibição, em diferentes estados, seguiu sendo praticada. Em 1986, quando a população de jubartes já era menor do que mil animais no País, uma moratória internacional proibiu a caça comercial por cinco anos. Em 1987, o Brasil proibiu nacionalmente a caça às baleias jubarte.