Cerca de 230 mil pessoas se despediram de Pelé em velório na Vila Belmiro

Foto: Gustavo Segata/O Bairrista

Chegou ao fim, às 10h de hoje (3), o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Durante as últimas 24 horas, fãs, familiares e amigos puderam prestar suas homenagens em uma cerimônia na Vila Belmiro, estádio do Santos. O caixão do Rei do Futebol segue em cortejo e, após, será sepultado em uma cerimônia restrita a familiares. Pelé morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos.

O caixão do ex-jogador foi fechado por volta das 9h50, sob aplausos e muita emoção da viúva, Márcia Aoki e os filhos Kely, Edinho, Jennifer, Joshua, Celeste e Flávia. A mãe de Pelé, Celeste Arantes, com 100 anos e saúde debilitada, não compareceu, entretanto, antes do enterro, o carro com o corpo passará frente a sua casa e, após levado ao Memorial Necrópole Ecumênica.

A previsão é de que o sepultamento comece às 14h e será reservado as pessoas mais próximas. Pelé será enterrado no mausoléu, no primeiro andar do Memorial.

Homenagens de admiradores

Informações de veículos de imprensa afirmam que cerca de 230 mil pessoas passaram pela Vila para se despedir de Pelé. Logo nas primeiras horas da manhã de ontem a fila já era longa. Antes mesmo dos portões serem abertos, pessoas se concentravam em frente ao estádio e com aplausos, gritos e cânticos prestavam suas homenagens. Relatos afirmam que admiradores do ex-jogador chegaram a permanecer três horas na fila para prestar a última reverência.

Vídeo: Gustavo Segata/O Bairrista

Dentro da Vila, duas faixas foram estendidas no centro da arquibancada com as frases “Viva o Rei” e “Pelé 82 anos”. Uma outra maior, colocada atrás de um dos gols, exalta ainda mais o camisa 10 eterno do Santos: “O único a parar uma guerra”. Faixas de torcidas organizadas e uma arquibancada lotada de coroas de flores também fizeram parte das homenagens.

Vídeo: Gustavo Segata/O Bairrista

Durante o funeral personalidades do esporte e ídolos dos Santos estavam presentes. Além de autoridades, como Gianni Infantino, presidente da Fifa, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Organização

A logística para a despedida do Rei contou com forte policiamento e estrutura. Todas as ruas próximas à Vila Belmiro foram bloqueadas e banheiros químicos instalados nos arredores do estádio. A organização colocou grades de proteção para controlar a fila do lado de fora. 

A entrada dos admiradores do ex-jogador ocorreu pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8.