Por falta de anestesistas, maternidade do Hospital Escola de Pelotas altera horário de atendimento

Foto: Divulgação/UFPel

A falta de anestesistas no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) tem gerado reflexo na oferta de serviços à saúde na Região Sul. No início desta semana, o Hospital lançou uma nota informando mudança no horário de atendimento da maternidade. Desde o mês passado cirurgias eletivas estão sendo adiadas.

Tu viu?

Começa a valer em 60 dias a lei que proíbe consumo de álcool em locais públicos de Santa Maria
Sisu, Prouni e Fies 2023: datas de inscrição são antecipadas pelo MEC

Com a mudança, a maternidade passará a atender das 14h às 4h, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, o horário padrão será preservado.

A alteração foi determinada pela Secretaria Municipal de Saúde, para que seja possível a realização de cirurgias oncológicas e emergenciais. A medida será mantida até 31 de janeiro, a depender da recomposição do quadro no HE-UFPEL.

Falta de profissionais

O funcionamento do HE tem sido prejudicado desde o mês passado pela redução no número de anestesistas. Pacientes com cirurgias eletivas agendadas tiveram seus procedimentos adiados. Atualmente o hospital conta com oito profissionais, entretanto, para que os procedimentos voltem ao ritmo normal, seriam necessários, no mínimo, 14 profissionais. 

A redução no quadro aconteceu em na primeira semana de novembro, quando o programa de residência em anestesiologia teve seu descredenciamento oficializado, e os médicos residentes que reforçavam a escala foram realocados em outros programas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), segundo a assessoria da instituição. 

Na sexta-feira (23), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gere o hospital, publicou aviso de chamamento público no Diário Oficial da União (DOU) para a contratação direta e emergencial de anestesistas. As propostas devem ser enviadas até amanhã (28).