Juventus perde 15 pontos, e dirigentes são suspensos por fraude fiscal

Foto: Divulgação/Juventus

A Juventus, da Itália, passa por um grande escândalo de fraude fiscal. Nesta sexta-feira (20), o Tribunal da Federação Italiana puniu o clube com a perda de 15 pontos no campeonato nacional e suspendeu 11 dirigentes, entre eles Pavel Nedved, ex-jogador da equipe eleito como melhor do mundo em 2003.

Tu Viu?

Problemas burocráticos impossibilitam Grêmio de inscrever Cristaldo para estreia do Gauchão

Youtuber é preso por simular assalto e mobilizar helicóptero e viaturas da PM em Balneário Camboriú

A partir de uma série de investigações sobre negociação de jogadores nas últimas temporadas, o Tribunal da Federação Italiana definiu o clube de Turim como culpado por fraude fiscal e imprimiu uma série de punições para o clube e para os dirigentes envolvidos nas negociações. O clube havia sido absolvido no ano passado no processo, mas o caso foi reaberto a pedido de um promotor federal.

Atualmente na 3ª colocação do Campeonato Italiano, com 37 pontos, a Juventus irá cair para a 10ª posição com a perda de 15 pontos. Além disso, o Tribunal definiu suspensão para 11 dirigentes, entre eles Fabio Paratici (atualmente no Tottenham, foi suspenso por 30 meses), Andrea Agnelli (ex-presidente do clube, suspenso por 24 meses) e Pavel Nedved (ex-jogador e diretor, suspenso por 8 meses). 

As investigações realizadas pela Federação Italiana contemplam outros clubes do país, mas o caso da Velha Senhora é considerado de longe o mais grave. O clube é acusado de, durante vários anos, superfaturar a venda de jogadores para maquiar suas despesas. Apesar da severidade das punições, a decisão do tribunal cabe recurso.