Foto: Divulgação/IFAB
Uma mudança importante nas regras do futebol está em discussão nesta semana. A IFAB, associação internacional responsável pelas regras do esporte, estuda a implementação de “relógio parado” para quando a bola não estiver em jogo, buscando diminuir o desperdício de tempo nas partidas.
Tu Viu?
Avenida faz setor para pessoas com autismo no Estádio dos Eucaliptos
A IFAB realiza nesta quarta-feira (18) sua reunião anual para revisar a efetividade das mudanças recentes nas regras do futebol e para estudar a criação de novas medidas. Um dos pontos centrais de discussão está na diminuição do tempo de bola rolando nas diferentes ligas do mundo, entre elas a Premier League. O campeonato inglês é visto como o principal produto entre as ligas domésticas e seu tempo de jogo efetivo durante as partidas tornou- se objeto de estudo, segundo o jornal britânico The Guardian.
Entre as soluções analisadas está a possibilidade de alterar o tempo de duração das partidas, de forma que o cronômetro fosse paralisado nos momentos em que a bola não estiver em disputa. Outra ideia é aumentar a severidade das punições por “cera” e ter maior rigidez na aplicação dos acréscimos, algo que já foi inicialmente testado na Copa do Mundo de 2022.
Outro tópico da reunião deve ser a questão dos impedimentos pelo VAR. A precisão da ferramenta tem criado polêmicas no futebol europeu nos casos de impedimento “milimétrico” e a associação busca uma solução para amenizar o problema.