Festa da Uva e Ameixa soma 46 toneladas de frutas vendidas em Porto Alegre

Festa da Uva e Ameixa soma 46 toneladas de frutas vendidas em Porto Alegre
(Créditos: Alex Rocha/PMPA)

A 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre contabilizou 46 toneladas de frutas vendidas, nos dois finais de semana de evento, na Zona Sul da Capital. O festival ocorreu nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, na Praça Nossa Senhora de Belém, no Bairro Belém Velho.

A feira reuniu seis produtores dos bairros Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo, que expuseram uvas dos tipo niágara, bordô e francesa, bem como ameixas rubimel, rainha Claudia e sanguínea. Além disso, os expositores ofereceram outras frutas da estação, como melão, melancia, figo e morango orgânico.  Houve, também, a oferta de produtos coloniais, como mel, sucos e geleias, trazidos por produtores da Rede Agroecológica Metropolitana.

Os produtores rurais seguem vendendo uvas e ameixas, na feira no Largo Glênio Peres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até fevereiro.

A feira foi organizada pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS, e da Associação Comunitária do Bairro Belém Velho. Conforme a prefeitura, a expectativa é colher 130 toneladas de uva, e 90 de ameixa, neste ano, para superar as 200 toneladas colhidas em 2022.

Tu viu?

Aposta de Entre Rios do Sul leva mais de R$ 180 mil na Lotofácil
Entenda como o Grêmio pode lucrar com a negociação entre Palmeiras e Matheus Henrique

Festa da Uva e da Ameixa em Porto Alegre

A primeira Festa da Uva do Estado ocorreu em 1910, em Porto Alegre e, com o passar dos anos, agregou a produção de ameixa. A festa na Capital acontece em janeiro, tradicionalmente cerca de 30 dias antes do evento de Caxias do Sul, na Serra. Isso acontece em função do microclima, que possibilita a antecipação do período de colheita.