Primeira edição de concurso de queijos artesanais será realizado em Caxias do Sul

Primeira edição do concurso de queijos artesanais será realizado em Caxias do Sul no mês de março e avalia as peças em três categorias
Divulgação/SMAPA

Produtores rurais de toda a Serra Gaúcha entram em disputa pelo título de melhor queijo da região, no mês de março, em Caxias do Sul. O 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais pretende estimular a melhoria da qualidade dos queijos produzidos na região. As inscrições estão abertas a produtores de queijo de toda região e podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro. O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul em parceria com a Emater/RS – Ascar.

“O que se busca é premiar produtos e seus produtores que se destacam, valorizando a produção artesanal de queijos, divulgando para a população o saber-fazer da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra”, explica o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

Tu viu?

Aposta de Entre Rios do Sul leva mais de R$ 180 mil na Lotofácil

Dez pessoas são indiciadas por assassinato de prefeito de Lajeado do Bugre

Como serão escolhidos os melhores queijos artesanais

O julgamento dos queijos inscritos será realizado no dia 24 de fevereiro no Cevitis, em Fazenda Souza. Conforme a prefeitura de Caxias do Sul, os avaliadores são técnicos e profissionais reconhecidos no mercado, especialmente convidados para a ocasião. Eles vão julgar as peças inscritas em três categorias: Queijos Artesanais Coloniais, Queijos Artesanais Serranos e Outros Queijos e Queijos Artesanais Autorais.

Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus Ouro, Prata e Bronze. O melhor queijo entre os Ouros ganhará o Troféu Super Ouro. A premiação será entregue durante a Festa das Colheitas, no Seminário Regional “Valorização dos queijos artesanais e das agroindústrias familiares em Caxias do Sul”, que ocorrerá no dia 03 de março, no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva.

Requisitos para participar do concurso  de queijos artesanais

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até o dia 15 de fevereiro, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), localizada na Rua Moreira César, 1.686, bairro Pio X, ou nos Escritórios Municipais da Emater/RS – Ascar. O interessado deve preencher a ficha de inscrição, retirar o regulamento e, posteriormente, entregar amostras dos queijos na SMAPA. 

Podem participar agroindústrias familiares de queijos artesanais da região Serrana e dos Campos de Cima da Serra do RS, desde que seus produtos estejam submetidos a algum tipo de inspeção oficial. As agroindústrias familiares poderão inscrever no máximo uma amostra de queijo por categoria.