Caixa suspende consignado do Auxílio Brasil

Foto: Reprodução/Internet

A Caixa Econômica Federal está suspendendo a concessão do consignado do Auxílio Brasil. A medida foi anunciada ontem (12) pela presidente do banco, Rita Serrano, que afirmou que a medida se deve à revisão do cadastro do programa, que deve voltar a se chamar Bolsa Família, e também a uma reconsideração, por parte da Caixa, dos juros da modalidade, considerados altos.

Tu viu?

Sancionada lei que torna o CPF suficiente para identificação
Estiagem: sobe para 76 o número de cidades com decretos de situação de emergência no RS

Lançado pelo governo federal em outubro do ano passado, o consignado não teve adesão de grandes bancos. A Caixa foi a única entre os de maior porte a ofertar a linha, que teve forte demanda diante do endividamento das famílias brasileiras, mas que foi criticada por especialistas pelo perigo de ampliar ainda mais essa condição.

A partir dele, o pagamento das parcelas é descontado diretamente do valor do benefício. Ou seja, não é preciso sacar ou transferir o valor da parcela ao banco, pois a quantia é debitada automaticamente do recebimento do auxílio. Apesar de ter surgido como uma opção para quem precisa de dinheiro, os juros possuem grande possibilidade de comprometer boa parte do benefício e em consequência, sobrar menos para despesas diárias. 

Embora o fim do empréstimo, a Caixa não trabalha com a perspectiva de perdão aos devedores. Entretanto, ainda pretende negociar outros pontos com o novo governo, como uma redução nos juros cobrados.