Carnaval de Rua: confira a programação em Porto Alegre

Blocos se preparam para o Carnaval de rua de Porto Alegre
(Créditos: Anselmo Cunha/PMPA)

Porto Alegre tem 12 eventos de Carnaval de Rua programados até o fim do mês de fevereiro. E esse número pode aumentar, devido a outros pedidos que estão tramitando junto à prefeitura.

Tu viu?

Pé de maconha de 2,5 m é apreendido em Cidreira após mãe denunciar filha
Usain Bolt é vítima de golpe e perde o equivalente a R$ 51 milhões na Jamaica

Até a última sexta-feira (10), a Capital recebeu dez solicitações para a  realização de eventos para este mês. Os pedidos partiram de  blocos de rua, entidades carnavalescas e bares de Porto Alegre. Alguns já estão licenciados, enquanto outros aguardam liberação para o uso do espaço público.

Programação Carnaval de Rua de Porto Alegre

 

Dia 18

  • Bloco da Praça
    – Praça Estado de Israel – Menino Deus
    – Entre 8h e 20h
  • Bloco Fusca Azul
    – Rua Santos Dumont, entre Álvaro Chaves e Alm. Tamandaré
    – Entre 10h e 23h40
  • Carnaval da Vó Chica
    – Praça México – Jardim Leopoldina
    – Entre 16h e 19h

Dia 19

  • Bailinho da Lopo
    – Rua Lopo Gonçalves – Cidade Baixa
    – Entre 15h e 22h
  • Carna Fuga
    – Rua Álvaro Chaves, 61 – Floresta
    – Entre 12h e 0h
  • Carnaval do Bom Fim
    – Rua Bento Figueiredo
    – Entre 16h e 23h
  • Samba de Carnaval
    – Cel. Genuíno esquina com Fernando Machado
    – Entre 12h30 e 22h30

Dia 21

  • Ensaio de Rua da Estado Maior da Restinga
    – Avenida Milton de Oliveira
    – Entre 18h e 23h
  • Terça de Samba
    – Escadaria da Borges, junto ao Viaduto Otávio Rocha
    – Entre 18h30 e 21h30

Dia 22

  • Cortejo de Carnaval
    – Rua Francisco Ferrer – Rio Branco
    – Entre 17h e 20h15

Dia 25

  • Samba Solidário
    – Travessa E352 – Camaquã
    – Entre 12h e 22h

  • Amigos da Rua
    – Lobo da Costa, 191 – Cidade Baixa
    – Entre 12h e 23h30

Carnaval de Rua de Porto Alegre

Na última segunda – feira (13), a  Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) se reuniu com lideranças dos blocos de rua de Porto Alegre. No encontro foi discutida a formação de uma comissão para falar sobre editais e eventos, mas com foco no Carnaval de Rua de Porto Alegre.

O primeiro edital foi encaminhado pela prefeitura, e apresentou uma proposta de fomento aos blocos de rua via Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Porto Alegre (Fumproarte). O recurso será disponibilizado para atender às propostas elencadas nos projetos dos blocos.

Já o outro edital, é destinado para eventos descentralizados em 2023, e tem previsão de lançamento para o primeiro semestre deste ano, também operado pelo Fumproarte. 

Na última quinta-feira (16), em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário municipal de Cultura, Henry Ventura, falou sobre a reunião.

“Vamos ter Carnaval de bloco sim e, por isso, a prefeitura chamou uma reunião com os representantes de blocos. Foi sugerida, pelos próprios blocos, a criação do comitê de Carnaval de Rua de Porto Alegre. Até o momento, não há uma política estruturante continuada para os blocos, por isso construímos o comitê. Esperamos dar continuidade para os próximos carnavais”, disse Ventura, ao programa Gaúcha Mais.

Na mesma entrevista, o presidente do bloco Gaviões da Vila Nova, membro da comissão de blocos, Vitor Hugo Narciso, falou que, neste ano, o carnaval de rua da Capital não teve o apoio da prefeitura.

“Chegamos em janeiro sem edital. Ele está saindo apenas agora, para o mês de março. Todos os blocos estão saindo por conta própria. Faltou atenção da prefeitura, e é necessário cobrar o prefeito, que se preocupou apenas com o Carnaval de escola de samba”, afirmou Narciso.

Conforme o secretário de Cultura, após a conclusão do edital de fomento, devem ocorrer carnavais fora de época, em Porto Alegre, nos meses de março e abril.

Os desfiles do Porto Seco ocorrem nos dias 3 e 4 de março.