Celular é recuperado em caminhão com 9 toneladas de lixo em Caxias do Sul

Aparelho celular foi encontrado pela equipe de funcionários da empresa de coleta de lixo de Caxias do Sul na última terça-feira
Foto: Divulgação/Codeca

Como uma agulha no palheiro, um celular foi encontrado em um caminhão com 9 toneladas de lixo, nesta terça-feira (3), em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O aparelho e um cartão de crédito foram jogados no lixo por engano por uma moradora do Bairro Universitário. Ao saber do ocorrido, uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), responsável pela coleta de resíduos orgânicos no município, realizou a busca pelo celular enquanto descarregava a carga do veículo.  

Tu viu?

Pudim é atingido por bala perdida em festa de réveillon no RJ

Estiagem: 39 cidades com decretos de situação de emergência no Rio Grande do Sul

Quando a proprietária do aparelho se deu conta do que havia feito, avisou o filho que imediatamente ligou para a Codeca. Ele foi orientado a ir até o a estação de transbordo para acompanhar o descarregamento do caminhão da coleta do seu bairro. 

O trabalho “sujo” foi realizado por Sidemirso, Edineia, Lindones e Miguel. Eles meteram a mão na massa e acharam o aparelho celular em meio ao montante de resíduos recolhidos. Quando a tarefa parecia ficar complicada, resolveram fazer uma ligação para o aparelho. O celular da moradora de Caxias começou a tocar e foi encontrado em meio a centenas de sacolinhas plásticas. 

O filho da proprietária do celular agradeceu a colaboração de todos os funcionários da Codeca. Segundo ele, o telefone contém contatos de vários médicos que atendem o pai doente. “Refazer tudo que minha mãe tem salvo ali seria um grande transtorno”, comentou. 

Dona do celular contou com a sorte

O celular só foi encontrado pois foi possível identificar o caminhão de coleta e realizar a busca somente nesta carga. Cerca de 430 toneladas de lixo doméstico por dia passam pela estação de Transbordo da Codeca, que fica no bairro Cidade Nova, junto ao aterro São Giácomo. 

No local são descarregados os caminhões compactadores da coleta de toda cidade, que depois são colocados em grandes carretas para o transporte até a Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores, em Vila Seca. Sem a agilidade na procura pelo celular, talvez ele jamais seria visto novamente.