Você sabe o que acontece com a taça da Copa do Mundo após a final? Confira

Foto: Divulgação/FIFA

Na tarde de domingo (18), Lionel Messi teve o prazer de levantar a taça da Copa do Mundo, maior conquista possível do universo do futebol. O troféu é a peça central da final do torneio que ocorre a cada quatro anos e é avaliado em mais de R$100 milhões. Mas você sabe o que aconteceu com ele quando terminam as comemorações?

Tu Viu?

Melhor goleiro, revelação, artilheiro e melhor jogador: confira os jogadores destaques da Copa

Mbappé iguala marcas de Ronaldo Fenômeno, Pelé, Geoff Hurst e Zidane

O símbolo máximo da conquista. Quando você pensa na Copa do Mundo, você logo pensa na taça; no capitão da seleção vencedora levantando o troféu para mostrar que conquistou o mundo. A peça é feita de ouro 18 quilates, medindo 36,8cm de altura e pesando 6,175kg. Em 2018, segundo o Lance!, foi avaliada em U$17 milhões, valor correspondente a R$100,9 milhões na cotação atual.

No momento da comemoração, a peça verdadeira é entregue aos jogadores campeões após a final. Contudo, logo é substituída por uma réplica (composta de bronze banhado em ouro), que fica  de forma permanente com a federação da seleção campeã. A réplica, além de idêntica, tem as medidas de altura e peso semelhantes à verdadeira.

A taça original segue seu caminho para a cidade de Paderno Dugnano, na Itália, em data e formato de transporte confidenciais. Segundo a BBC, seu destino é a GDE Bertoni, empresa responsável pela restauração da taça, processo que ocorre obrigatoriamente após todas as comemorações. Além dos cuidados de preservação do troféu, também é lá onde o nome do país campeão é gravado na parte de baixo (único processo mecanizado em todo o processo). Após duas semanas sob o cuidado da GDE Bertoni, a taça segue para a sede da FIFA na cidade de Zurique, na Suíça, onde permanece guardada até a próxima edição de Copa do Mundo. 

Finalizada no ano de 1971, a taça foi projetada pelo ourives e escultor italiano Silvio Gazzaniga. Em um processo de confecção completamente artesanal, ela foi projetada para substituir a taça Jules Rimet, símbolo da conquista de uma Copa até então. Na época, o antigo troféu ficaria com quem conquistasse o torneio três vezes pela primeira vez: o Brasil em 1970. Durante 12 anos, Jules Rimet permaneceu na sede da CBF na cidade do Rio de Janeiro, até o dia 19 de dezembro de 1983, quando foi roubada e nunca mais encontrada.