UPA Rio Branco, em Canoas, volta a atender pacientes após interdição

Foto: Divulgação/Prefeitura de Canoas

Interditada há sete dias, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Rio Branco, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, voltou a receber pacientes nesta segunda-feira (19). O local estava fechado desde o dia 12 de dezembro após um raio atingir a caixa d’água da unidade. 

Tu viu?

Aeroportos registram atrasos e cancelamentos de voos em primeiro dia de greve dos aeronautas
Ar-condicionado começa a ser religado nos ônibus de Porto Alegre a partir de hoje

O fato aconteceu durante uma tempestade que atingiu a região. Após a queda do raio, a estrutura ficou retorcida e, parte dela, caiu sobre a fachada da UPA. A maior preocupação se deu devido a proximidade com o reservatório de oxigênio do local, que precisou ser esvaziado para evitar uma explosão. Ninguém se feriu.

No dia do temporal, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 26,2 milímetros em 24 horas na cidade. A velocidade do vento chegou a 64,8 km/h.

De acordo com a prefeitura de Canoas, diversas vistorias foram feitas por técnicos do Executivo e da Defesa Civil nos últimos dias. A UPA pôde voltar a receber pacientes após o tanque de oxigênio ser substituído provisoriamente por cilindros do gás.

Atingido, o acesso ao prédio da unidade também precisou ser adaptado, sendo substituído por uma entrada lateral. Já o telhado ainda não foi consertado e deve reconstruído ao longo dos próximos dias, ainda sem data definida.