Mbappé iguala marcas de Ronaldo Fenômeno, Pelé, Geoff Hurst e Zidane

Foto: Divulgação/Federação Francesa de Futebol

A mais nova estrela mundial de futebol encerrou sua participação na Copa do Mundo do Catar como o artilheiro da competição. Mbappé, da França, anotou oito gols ao longo do torneio, sendo três na final. O feito do jovem de 23 anos igualou marcas de Pelé e Zidane, ao serem os únicos jogadores a marcarem gol em mais de uma final de Copa do Mundo

Tu viu?

Melhor goleiro, revelação, artilheiro e melhor jogador: confira os jogadores destaques da Copa

Argentina campeã: relembre a campanha do tricampeonato no Catar

Mbappé havia sido campeão mundial em 2018 com a França. Na decisão, o jogador com apenas 17 anos anotou um dos gols na vitória de 4 x 2 sobre a Croácia. Agora, após quatro anos, o francês marcou mais três e se igualou a Pelé e ao outro francês, Zidane. 

Os dois jogadores foram os únicos a marcarem em duas finais. Pelé marcou dois contra a Suécia em 1958 e voltou a anotar mais um contra a Itália, na final de 1970. Já Zidane foi o carrasco do Brasil em 1998, ao marcar dois gols na final. O jogador também marcou na final de 2006 contra a Itália. Apesar dos franceses igualarem a Pelé, o brasileiro ainda é o único a vencer as duas finais em que marcou gol. Zidane foi derrotado em 2006 e Mbappé, em 2022.

Hat Trick na final

A sensação do PSG também igualou outra marca nesta final. Ao lado de Geoff Hurst, os dois são os únicos a marcar um hat trick (três gols) em final de Copa do Mundo. O Inglês anotou três contra a Alemanha Ocidental em 1966, no único título mundial da Inglaterra. Agora, Mbappé, iguala a marca depois de 56 anos. 

Maior artilheiro em finais

Com apenas 23 anos, Kylian Mbappé também se tornou o jogador com mais gols em mata-mata de Copas do Mundo, ao lado de Ronaldo Fenômeno. Ambos têm oito gols. Outro dado sobre o jogador, é que o francês é o maior artilheiro de finais de Copa do Mundo, com quatro gols. O atacante ultrapassou Pelé que tem três gols anotados em finais.