Neymar é absolvido de acusações de fraude na Espanha

Neymar e outros réus foram absolvidos em julgamento por fraude na Espanha
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O atacante Neymar e outros réus foram absolvidos pelo tribunal catalão nesta terça-feira (13). Eles foram acusados em um caso de fraude e corrupção sobre a transferência do jogador brasileiro entre Santos e Barcelona, no ano de 2013. Em comunicado, o tribunal informou que os promotores retiraram todas as acusações em julgamento. A informação é da Agência Reuters

“A Audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude”, anunciou o tribunal da Audiência de Barcelona nesta terça-feira (13).

Tu viu?

Motociclista bêbado cai sozinho da moto ao ser abordado pela EPTC

Receita Federal lança concurso para vagas com salário de até R$ 21 mil

A ação foi movida pela DIS, empresa de investimentos brasileira dona de 40% dos direitos de Neymar Jr. quando ele atuava no clube do litoral paulista. A DIS argumentou que perdeu uma parte da transferência porque seu valor real foi subestimado. Na ocasião, a empresa pediu uma pena de prisão de cinco anos para Neymar e uma multa total de 149 milhões de euros (R$ 835 milhões) para os réus. 

Neymar absolvido: promotor fez pedido em outubro

Em 28 de outubro, os procuradores espanhóis retiraram todas as acusações de fraude e corrupção contra o atacante brasileiro e outros réus. O promotor Luis Garcia Canton pediu ao tribunal de Barcelona que absolvesse todos os réus: 

“Não há o menor indício de crime”, disse 

Além de Neymar, o pai, a mãe e os ex-presidentes do Barcelona envolvidos na acusação foram inocentados no caso.

Neymar Absolvido: entenda o caso

A promotoria espanhola considerava que o jogador brasileiro assinou “contratos simulados com o Barça, ignorando que os direitos do jogador pertenciam ao Santos e à DIS, grupo de empresários”, em 2011. Assim, os espanhóis pedem dois anos de prisão para Neymar e também o pagamento de uma multa de mais de 50 milhões de reais.
Na investigação foi constatado que o total da transação foi de 86,2 milhões de euros, e não de 57 milhões de euros, como havia revelado o Barcelona. Nesse valor a mais, estariam pagamentos por amistosos, direitos de imagem, luvas para Neymar e comissões para agentes. A DIS argumenta que estas foram manobras para reduzir o valor de sua fatia do negócio.