Superaquecimento em celular provoca incêndio em residência de Estrela

Celular superaqueceu quando estava conectado ao carregador e causou incêndio em residência no interior do RS
Foto: Divulgação/CBMRS

Um princípio de incêndio assustou os moradores de uma residência de Estrela, no Vale do Taquari. O fogo foi registrado em uma casa de alvenaria, na manhã do último sábado (17), causado pelo superaquecimento de um carregador de celular. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e informou que a moradora havia deixado o dispositivo ligado na tomada da sala de estar e saiu do local. Pouco tempo depois ela percebeu a fumaça tomando conta da casa. 

Tu viu?

Incêndio no Taim foi o maior da história da Estação Ecológica

Espinafre causa alucinações em mais de 200 pessoas na Austrália

Conforme os Bombeiros, a mulher desligou o disjuntor e utilizou água da piscina para combater as chamas. Quando os combatentes chegaram ao endereço o fogo já havia sido apagado. A área danificada possui cerca de 20m² e atingiu dois sofás. A corporação confirma que houve danos significativos nas paredes e teto da residência, porém ninguém saiu ferido.

Cuidados ao carregar o celular

De acordo com o Engenheiro Edson Martinho, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), algumas atitudes NÃO devem ser tomadas. Confira algumas dicas do especialista que devemos ter em mente com relação aos celulares. Desta maneira evitamos que qualquer tipo de acidente ocorra:

1 – Não utilize o celular enquanto estiver carregando – Se houver a necessidade de utilização, desconecte-o da tomada, utilize e coloque-o novamente no carregador;

2 – Não faça a manutenção do equipamento em qualquer local – A manutenção do celular deve ser efetuada em lojas autorizadas, pois elas estão aptas a colocar somente produtos originais em seu equipamento.

3 – Nunca abafe o celular no momento do carregamento – Quando conectado a tomada, o celular sofre um aquecimento e, se o mesmo for colocado embaixo de uma coberta ou qualquer outro local em que fique abafado, poderá sofrer um aquecimento ainda maior, podendo ocasionar um incêndio.

4 – Nunca deixe o celular exposto em locais quentes – como exposto ao sol, dentro de veículos ou mesmo dentro de bolsas que ficam no sol, como na praia, por exemplo.

5 – Não deixe seu aparelho em locais úmidos – Sabemos que o celular é um mal necessário do século XXI, mas não o carregue para todos os locais, principalmente no banho. A umidade do banheiro, causada pelo chuveiro, pode danificar o sistema interno do equipamento, ocasionando um curto-circuito. Procure não deixá-lo em ciam de pias que possam estar molhadas

6 – Cuidado com os “tombos” – deixar o celular cair pode danificar sua bateria e seus componentes internos, levando a danos que podem ocasionar um grave acidente.

7 – Jamais utilize fones de ouvidos quando o celular estiver conectado à tomada, a Abracopel tem dados de pessoas que morreram deitadas ao ouvir músicas, porém, com o celular carregando.

Outros cuidados também devem ser tomados ao comprar um carregador de celular. Sempre busque por marcas certificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Depois de comprado, se não for preservado corretamente, o dispositivo costuma ter uma vida útil mais curta que o smartphone ou outros periféricos, principalmente porque é utilizado quase diariamente. Cuidados com a forma de enrolar o cabo e transportá-lo podem fazer a diferença na sua durabilidade. Existem algumas atitudes essenciais para garantir a segurança do próprio usuário, como retirar o adaptador da tomada quando não estiver sendo usado.